Biomedical and Biopharmaceutical research Vol.11 n.º1 (2014)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Biomedical and Biopharmaceutical research Vol.11 n.º1 (2014) por autor "Fernandes, Maria João Soares Rodrigues de Sousa"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Focus group e processo ensino-aprendizagem em enfermagem: uma revisão sistemática da literatura(Edições Universitárias Lusófonas, 2014) Longo, João José Rolo; Fernandes, Maria João Soares Rodrigues de Sousa; Escola de Ciências e Tecnologias SaúdeO focus group, fortemente associado a abordagens qualitativas, tem vindo a revelar-se nas últimas décadas uma notável ferramenta no âmbito da investigação em diferentes contextos educacionais dadas as suas qualidades heurísticas. A presente revisão sistemática da literatura permite-nos assim conhecer não só o estado da arte no que concerne à aplicação do focus group, como também as evidências produzidas pelo mesmo, designadamente, no âmbito da educação em enfermagem. Tendo como alvo analisar a utilização do focus group na obtenção de dados referentes ao processo de ensino-aprendizagem no âmbito da formação em enfermagem, definiram-se os seguintes objetivos: apresentar o focus group como método e técnica de recolha de dados; identificar vantagens e limitações da sua utilização na investigação do processo de ensino-aprendizagem na enfermagem e respetivos atores. Para atingir tais propósitos, foi realizada uma revisão sistemática da literatura segundo o protocolo de análise PI(C)OD (Participantes, Intervenções, Comparações, Outcomes, Desenho do estudo). Dos 598 artigos disponíveis, foram selecionados e analisados 12 por cumprirem os critérios de elegibilidade. Verificámos que, em estudos de natureza qualitativa, o focus group apresenta-se como método e técnica útil para aprofundar os fenómenos do humano designadamente os relacionados com o processo de ensino-aprendizagem e seus atores. Os resultados vêm corroborar a informação disponibilizada pela literatura da especialidade, isto é, que o método/técnica focus group é facilitador quando se pretende aceder a experiências, percepções, opiniões, crenças, valores e atitudes, especificamente no processo de ensino-aprendizagem em enfermagem e seus atores.