Revista Lusófona de Educação n.º 22 (2013)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 22 (2013) por autor "Carvalho, Maria João de"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item A modalidade de escolha do diretor na escola pública portuguesa(Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Carvalho, Maria João de; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoConsiderando o protagonismo que a figura do diretor de escola adquiriu, quisemos conhecer as representações que os professores da escola pública portuguesa têm relativamente à modalidade de escolha do diretor para concluirmos se ela se constitui, ou não, como um instrumento ao serviço da escola democrática. Para tal, problematizamos a ideia de participação enquanto capacidade decisória por parte dos atores educativos e fizemos uma incursão pelo modo de nomeação, concurso público e eleição, na tentativa de perceber qual aquele que se revela mais concordante com práticas democráticas. Com o recurso a conversas informais e a entrevistas realizadas a quinze professores de um Agrupamento de Escolas foi possível concluir que a eleição indireta não arrecada simpatia e pode traduzir-se, na ótica dos entrevistados, como uma prática antidemocrática por afastar da esfera decisória o universo dos professores por uma questão tão relevante.