Revista Lusófona de Educação n.º 22 (2013)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 22 (2013) por autor "Ribeiro, José Augusto"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item As aventuras de Pinóquio à luz do imaginário educacional(Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Araújo, Alberto Filipe; Ribeiro, José Augusto; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO estudo agora apresentado pretende mostrar que o tema da iniciação, e enquanto ritual de passagem, nas Aventuras de Pinóquio (1883) adquire uma maior espessura semântico-reflexiva à luz do “romance de formação” (Bildungsroman). Assim sendo, o enredo ficcional da obra de Pinóquio contribui quer para o enriquecimento do imaginário educacional, quer para a reflexão crítica sobre o papel de uma escola mais interessada em fabricar marionetes submetidas ao princípio do” mesmo para todos” do que promover condições para que cada sujeito descubra o seu destino numa alteridade sempre desejada.