Percorrer por autor "Alves, Carla Dimitre Dias"
A mostrar 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Beyond Mirrors: research pathways (CeiED 2013-2017)(Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Costa, Carlos Smaniotto; Bovelet, Jan; Dolata, Kai; Menezes, Marluci; Moutinho, Mário Caneva; Primo, Judite Santos; Rechena, Aida; Brás, José Gregório Viegas; Gonçalves, Maria Neves L.; Robert, André; Martins, Ernesto Candeias; Teodoro, António; Carita, Ana; Cau, Moisés Manuel; Mofate, Óscar; Duarte, Rosa Serradas; Figueira, Eduardo Álvaro do Carmo; Jesus, Teresa de; Martins, Jorge; Vale, Ana; Mouraz, Ana; Martins, Alcina Manuela de Oliveira; Coimbra, Nazaré Trigo; Cavadas, Bento; Correia, Ana Maria; Fernandes, Clara; Maia, João Sampaio; Alves, Carla Dimitre Dias; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEvery book has a story. This collective work has its own, as is only to be expected. It was born out of the criticism levelled by Carlos Alberto Torres, who, as member of the External Monitoring and Advisory Committee of the Centre for Interdisciplinary Studies on Education and Development (CeiED), called our attention to the limited knowledge each of us has on the work, scientific concerns, theoretical frameworks used by everyone else in the unit. Accepting this critical observation, it was then decided, along with other options, to edit two collections of a selection of papers, both in Portuguese and English, published by the CeiED researchers in the period between 2013 and 2017. The present volume represents the collection of papers originally published in English.Item O fio de Ariadne : a formação contínua do PNEP e desenvolvimento da competência da leitura no 1.º CEB(2012) Alves, Carla Dimitre Dias; Martins, Alcina Manuela de Oliveira, orient.Afirmando-se como uma necessidade premente, a qualidade da formação contínua de professores tem evoluído nos últimos anos. Esta urgência surge a partir das exigências que cada vez mais se sentem, quer a nível nacional, quer internacional, de um ensino e aprendizagem que acompanhe as mudanças sociais, tecnológicas e multiculturais. O Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP), que surgiu pela necessidade de aumentar os níveis de literacia dos alunos portugueses, foi o objeto de estudo desta investigação. Nesta perspetiva, pretendeu-se identificar de que forma a formação de professores se articula com as dinâmicas da formação centrada nas escolas, no âmbito do PNEP, no desenvolvimento de competências de leitura dos alunos do 1.º CEB. Embora a aprendizagem do português padrão passe pelo ensino e aprendizagem de vários domínios, focalizou-se o estudo na relação entre a atitude reflexiva do professor e o desenvolvimento das capacidades leitoras dos alunos, através do ensino explícito de estratégias de compreensão de textos. O estudo empírico sustentou-se em autores como Alarcão (2002), Colomer & Camps (2008), García (1992), Lomas (2003), Pawlas, & Oliva, (2007), Sim-Sim (2007), entre outros. No estudo optou-se por uma metodologia mista, qualitativa e quantitativa. O caso em estudo, sobre o PNEP e a sua influência na formação docente, concretizou-se em contexto escolar e circunscreveu-se ao cenário profissional da investigadora. Durante o ano letivo 2009/10 sete professoras/formandas, sob a supervisão da investigadora/formadora, desenvolveram a sua prática pedagógica, num Agrupamento de Escolas na área de Gondomar. Assim, foram analisadas as reflexões contidas nos portefólios formativos das docentes. Em extensão, foi aplicado um inquérito por questionário, a cento e vinte e um professores dos Núcleos Regionais do Porto e Minho. Segundo os resultados obtidos, concluiu-se que a frequência do PNEP contribuiu para formar professores reflexivos que, ao mudarem práticas, potenciaram o desenvolvimento da competência de leitura dos alunos do 1.º CEB, o que se refletiu na melhoria dos resultados escolares, em todas as áreas do saber.Item O projeto aprender a crescer : desenvolvimento transdisciplinar da leitura em monodocência coadjuvada no 1.º CEB(2016) Alves, Carla Dimitre Dias; Coimbra, Nazaré Trigo, orient.Na sociedade atual, a qualidade educativa e a formação para a cidadania constituem fatores de sucesso pessoal e profissional. O domínio da Língua Materna, nomeadamente o aperfeiçoamento de competências de leitura e escrita, desde os primeiros anos de escolaridade, é reconhecido como base da aquisição de conhecimentos curriculares e fator de inserção social. Nesta perspetiva, a escola confronta-se com o desafio da oferta de um ensino e aprendizagem com mais qualidade, tendo por base estratégias e atividades motivadoras, que promovam a literacia e aprendizagens significativas. Assim, o objetivo do estudo é averiguar até que ponto os alunos do 1.º CEB desenvolvem melhores competências transversais de Língua, relacionadas com a compreensão leitora, nas disciplinas de Português e Matemática, quando sujeitos ao Projeto Aprender a Crescer. Trata-se de um estudo de caso avaliativo, de natureza qualitativa, com fontes e instrumentos de recolha de dados qualitativos e quantitativos, centrado na planificação, concretização e avaliação de um Projeto, no 1º CEB, no contexto de um Agrupamento de escolas, do distrito do Porto. A recolha de dados, e posterior análise e triangulação de resultados, incluiu Portefólios dos discentes, Relatórios intermédio e final do Projeto, classificações finais dos alunos, entrevistas aos professores coadjuvantes da equipa do Projeto Aprender a Crescer, à Diretora e à Subdiretora do Agrupamento e, ainda, inquéritos por questionário aos alunos e aos docentes coadjuvados, os professores titulares de turma dos alunos participantes no Projeto. Os resultados evidenciam as potencialidades do Projeto, quer relativamente à melhoria de estratégias e competências de leitura dos alunos, quer quanto ao desenvolvimento do trabalho colaborativo entre docentes (monodocência coadjuvada), entre discentes (trabalho de grupo) e entre docentes e discentes (prática pedagógica em sala de aula). Na globalidade, o Projeto foi avaliado como muito positivo, pela maioria dos docentes. Desta forma, o estudo permitiu comprovar a eficácia do Projeto Aprender a Crescer, no que concerne à implementação de estratégias transversais de aperfeiçoamento da compreensão leitora e à melhoria dos resultados, nas disciplinas de Português e Matemática.