Percorrer por autor "Alves, Leonarda Erineuda"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Os Jogos no Ensino-Aprendizagem de Matemática: Um estudo realizado em turmas de 6º ano, por meio de uma análise de categorias e níveis de proficiência do SPAECE.(2014) Alves, Leonarda Erineuda; Oliveira, Alexandro Marinho de, orient.Esse estudo objetivou a investigação sobre o papel do jogo em sala de aula como ferramenta pedagógica, visando à melhoria do processo de ensino aprendizagem dos alunos em matemática, por meio de uma análise de resultados baseada no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica, do Ceará. (SPAECE). Nessa pesquisa foram observados 85 alunos do 6º ano da Escola José Alves Braga, localizada no município de Itarema, no Estado do Ceará. Sendo que os 45 alunos do grupo de pesquisa foram avaliados com pré e pós testes e tiveram a intervenção com jogos, já os 40 alunos da turma de controle foram submetidos somente aos pré e pós testes. Após a análise dos resultados, a turma de pesquisa, apresentou uma queda de 42% nas categorias de desempenho mais baixas (muito crítica e crítica) e aumentou em 46% o percentual de alunos nas categorias de desempenho e níveis proficiência mais altas (intermediária e adequada). Já na turma de controle houve um aumento de 5% dos alunos nas categorias de desempenho mais baixas, (muito crítica e critica) e 6% das categorias mais baixas para mais altas (intermediária e adequada). Com os resultados apresentados acima, em relação ao comparativo do percentual dos alunos das duas turmas no pós-teste, percebe-se um resultado bem superior de aprendizado da turma de alunos que utilizaram os jogos.