Logo do repositório
  • English
  • Português
  • Entrar
    Novo utilizador? Clique aqui para se registar. Esqueceu a palavra-chave?
  • Comunidades & Coleções
  • Percorrer repositório
  1. Página inicial
  2. Percorrer por autor

Percorrer por autor "Anes, Mariana Filipa Mesquita"

A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
  • Item
    Acolhimento aos migrantes : integração das crianças migrantes em contexto escolar
    (2024) Anes, Mariana Filipa Mesquita; Instituto de Serviço Social; CARNEIRO, HELIA AUGUSTA DE MAGALHÃES CORREIA BRANCONS
    Nos últimos anos têm-se vindo a registar um aumento dos fluxos migratórios, devido a questões económicas, falta de segurança, a questões políticas e conflitos armados. Com a chegada de novos migrantes muitas vezes acompanhados das suas famílias, é fundamental haver uma preocupação acrescida com o seu acolhimento e a sua integração, focando nos na integração das crianças no meio escolar. Para que o processo de integração seja bem eficaz é fundamental haver uma sensibilização junto dos indivíduos, para fomentar a integração e evitar conflitos e comportamentos desadequados para com a população migrante. O presente estudo procurou conhecer a perceção dos estudantes imigrantes do segundo e terceiro ciclo quanto à sua integração escolar e identificar as estratégias adotadas pelos professores para promover a integração das crianças. Para tal, foi realizado um estudo exploratório, recorrendo à metodologia qualitativa, nomeadamente, a entrevistas semiestruturadas que foram realizadas a 24 professores e a 47 alunos do agrupamento de escolas de Benavente, em articulação com o Centro Local de Apoio ao Migrante (CLAIM) e Câmara Municipal de Benavente (CMB). Através da análise do conteúdo conseguimos destacar que a maioria dos alunos se sente integrado na escola e o seu acolhimento é realizado de uma forma bastante positiva, dando enfase a que para se sentirem mais integrados deveriam ser reforçadas as aulas da disciplina de Português Língua não Materna (PLNM). Os professores à semelhança dos alunos também sentiram que a integração destes alunos foi realizada sem grandes conflitos, apesar de haver alguns comportamentos desadequados para com os alunos migrantes, sendo necessário uma intervenção mais integradora. As dificuldades sentidas por parte dos professores vão de encontro com algumas dificuldades dos alunos, nomeadamente a barreira linguística, que por vezes limita a socialização e consequentemente a integração. A Escola não tem um método/projeto de integração comum, ou seja, cada professor tem a sua forma de acolher e integrar os seus alunos como considera mais vantajosa e melhor para o seu aluno. No entanto, as preocupações de uma integração plena, eficaz e integradora são propósitos comuns da comunidade educativa. Palavras-chave: Migração; Integração; Educação Intercultural; Diversidade Cultural.
Universidade Lusófona

Powered by DSpace Copyright © 2003-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contacte-nos