Percorrer por autor "Antunes, Roque Rodrigues"
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Item A liderança dos professores para a equidade e a aprendizagem(Edições Universitárias Lusófonas, 2015-07-03) Antunes, Roque Rodrigues; Silva, Ana Paula Lopes da; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoNas últimas duas décadas, a investigação sobre a liderança nas escolas tem vindo a evidenciar a sua relação com a qualidade da vida escolar (Elmore, 2008; Poekert, 2012). Porém, a ênfase tem sido maioritariamente colocada no papel das lideranças formais, que se reconhece influenciarem os professores e, por via deles, a qualidade das aprendizagens dos alunos. Por outro lado, Woods e Roberts (2013) evidenciam tanto a inevitabilidade da liderança ser distribuída nas escolas como, quando reconhecida e intencionalmente fomentada, ser uma estratégia de desenvolvimento social, de reforço dos valores da participação democrática de todos os implicados no processo de ensino e aprendizagem e, consequentemente, da promoção da equidade e da justiça social. Assim, julgamos necessário deslocar a ênfase para a “liderança dos professores”, nomeadamente a sua autoliderança e a liderança dos seus alunos, isto é, que se considere os professores quando são chamados a liderar o desenvolvimento do currículo e os seus alunos tanto durante o trabalho na sala de aula como no processo de aquisição das aprendizagens, cuja qualidade decorre, em grande medida, do investimento que os professores fazem no seu próprio desenvolvimento pessoal e profissional (Flores, Ferreira & Fernandes, 2014). Com o objetivo de estimular uma reflexão que possa aprofundar e definir novos percursos de investigação sobre a liderança nas escolas, apresenta-se, neste texto, uma revisão da literatura de obras e autores diversos, que incidem sobre o perfil e a ação dos professores, enquanto sujeitos que mais diretamente influenciam as aprendizagens dos alunos e dos colegas, com impacto social transformador.Item Liderança pedagógica, bem-estar e inteligência espiritual em educadores de infância e professores dos ensinos básico e secundário(2016) Antunes, Roque Rodrigues; Silva, Ana Paula Lopes da, orient.; Oliveira, Jorge, orient.Os educadores de infância e professores dos ensinos básico e secundário são, na sociedade de hoje, desafiados por inúmeros problemas, designadamente a exigência de promoverem o desenvolvimento das potencialidades de todos os seus educandos, numa escola que se quer democrática e inclusiva. Para desempenhar eficazmente o seu trabalho, a literatura indica um perfil específico de docente, a do professor líder. Este é um profissional com capacidade de liderança pedagógica que provoca a aprendizagem nos seus alunos, a busca para si próprio e a partilha com os seus colegas, donde resulta uma melhoria das suas competências pessoais e profissionais, uma maior realização pessoal e profissional, bem como mais bem-estar. Causou-nos perplexidade, porém, durante a revisão da referida literatura, que não se criticassem os pressupostos subjacentes a um tal perfil, nomeadamente a dimensão pessoal, na forma de um carácter virtuoso, que alicerçaria muitas das características do perfil elencadas pelos autores. Pareceu-nos que, para tal, a inteligência espiritual, enquanto faculdade construtora de valores, desempenharia também um qualquer papel. Assim, a questão de investigação que orientou o presente trabalho foi: como se relacionam liderança pedagógica, bem-estar e inteligência espiritual em educadores de infância e professores dos ensinos básico e secundário? Para responder a esta pergunta, realizou-se um estudo correlacional transversal, com recurso a metodologias quantitativas e qualitativas, tendo os dados empíricos sido recolhidos através de inquéritos por questionário e entrevistas de grupo (focus groups). Os principais resultados deste estudo revelam relações estatisticamente significativas entre inteligência espiritual e suas subdimensões, a liderança pedagógica e o bem-estar global. Assim, a inteligência espiritual apresenta uma correlação positiva moderada com a liderança pedagógica, e positiva forte com o bem-estar. A correlação entre a liderança pedagógica e o bem-estar global é positiva, sendo a relação mais forte entre as variáveis do estudo. Constatou-se ainda que a liderança pedagógica e a produção de significado pessoal, fator do inventário de autoavaliação de inteligência espiritual, são preditores do bem-estar, explicando 79,8% da variância no bem-estar. Estes resultados foram explorados através de uma análise de regressão linear com teste aos efeitos de moderação da variável bem-estar global, com a inteligência espiritual definida como variável independente e a liderança pedagógica como dependente. Esta análise indicou que o bemestar moderou de forma significativa a associação entre inteligência espiritual e liderança pedagógica, sugerindo que a inteligência espiritual influencia a liderança pedagógica, mas apenas nos educadores e professores com nível baixo de bem-estar global, que são os sujeitos mais jovens e em início de carreira inquiridos neste estudo. Os dados da investigação qualitativa esclarecem de forma substancial estes resultados. Da análise destes dados emergiu ainda o constructo resiliência, não só como uma temática relacionada com o desenvolvimento dos elementos da teoria do bem-estar, mas também revelando incluir categorias da inteligência espiritual, designadamente a «transcendência e abertura ao outro» e a «crença nas potencialidades próprias e nas do outro».Item Spiritual Intelligence Self-Assessment Inventory : psychometric properties of the Portuguese version of SISRI-24(Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Antunes, Roque Rodrigues; Silva, Ana Paula Lopes da; Oliveira, Jorge; HEI-LAB (FCT) - Digital Laboratories for Environments and Human InteractionsSpiritual intelligence has gained increasing importance as an academic construct in the field of psychology. We present the psychometric properties for the Portuguese adaptation of the Spiritual Intelligence Self-Report Inventory-24, SISRI-24. The exploratory analysis showed a factorial structure different from the original scale, comprising three factors instead of four as in the original version, in which “Transcendental Awareness” was removed. The confirmatory factorial analysis revealed adjustment to a three-factor model for the Portuguese version. The main indexes of adjustment are generally better than the original four-factor version, suggesting the adequacy of this solution for the Portuguese population. The analysis with the convergent measures (SWBQ and MPWQ) provides evidence of the construct’s validity and criterion. The results are promising, allowing us to proceed with the uses of this tool for measuring spiritual intelligence, which may, however, be improved in the future.