Percorrer por autor "Bahia, Sara"
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
Item A avaliação da criatividade ou a necessária criatividade na avaliação(Edições Universitárias Lusófonas, 2006) Nogueira, Sara Ibérico; Bahia, Sara; Escola de Psicologia e Ciências da VidaTalvez a forma mais simples de falar sobre a avaliação da criatividade seja referir alguns dos cerca de 250 instrumentos que são utilizados para tal efeito. Talvez possamos inclusivamente apontar algumas das técnicas que são utilizadas não só na avaliação como no desenvolvimento e estimulação dessa criatividade.Item Considerações sobre a educação para a arte e para a cultura, ou “como levar Clio à escola”(Edições Universitárias Lusófonas, 2010) Bahia, Sara; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoArte e cultura são expressões da busca incessante do conhecimento. No entanto, nem todos fruem dessa busca e não encaram o conhecimento artístico e cultural como um prazer. Talvez porque a Escola de hoje veicule inúmeros conhecimentos sem atender à sua interiorização plena. Talvez porque arte e cultura não passem de meros nomes a que a Escola se refere sem produzir nos seus estudantes uma transformação pessoal e uma vivência autêntica. Em parte porque perdemos a metáfora das musas, filhas de Zeus e da sua amante Mnemosine que unidas inspiravam poetas, filósofos, professores e alunos. Trazer as musas à Escola é sinónimo de integrar, imaginar, interpretar, interrogar, inferir, investigar, intuir, isto é, abrir caminhos para a autonomia e para uma Escola inspiradora da arte e da cultura. O presente artigo procura mostrar como se pode levar de novo Clio e as suas irmãs musas à escola. A partir da fundamentação do estado da arte sobre a educação artística e da análise das opiniões de 40 professores de História da Arte sobre a necessidade de educação do olhar artístico, são delineados quatro princípios orientadores da promoção da busca incessante do conhecimento de que a arte e a cultura são expressões nobres.