Percorrer por autor "Barbosa, Priscila de Sousa"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item O atendimento educacional especializado de alunos com dificuldade intelectual e desenvolvimental nas salas de recursos multifuncionais da rede municipal de São Luís/MA : na perspectiva de Vygotsky(2015) Barbosa, Priscila de Sousa; Chahini, Thelma Helena Costa, orient.No presente estudo buscou-se compreender como o Atendimento Educacional Especializado é realizado com os alunos com dificuldade intelectual e desenvolvimental e a sua relação com as contribuições de Vygotsky no que diz respeito à zona de desenvolvimento proximal. Utilizou-se como base para a escolha dos pressupostos de Vygotsky a importância do processo de mediação para a aprendizagem de alunos com dificuldade intelectual e desenvolvimental segundo a perspectiva de Zona de Desenvolvimento e a conceitualização de Vygotsky em relação à defectologia e interferência mediada. A pesquisa teve natureza qualitativa e caráter exploratório descritivo, contou com a participação de 09 professoras que realizam o Atendimento Educacional Especializado de alunos com dificuldade intelectual e desenvolvimental da Rede Municipal de Educação de São Luís/MA do Núcleo Centro. Como instrumento de coleta de dados, optou-se por entrevistas semiestruturadas, que visa não padronizar as respostas, mas oferecer um ambiente de pesquisa flexível e que possibilita demonstrar as motivações e anseios sobre os dados coletados. Os resultados demonstram que as contribuições de Vygotsky são válidas para o Atendimento Educacional Especializado dos alunos com dificuldade intelectual e desenvolvimental realizado nas Salas de Recursos Multifuncionais da Rede Municipal de Educação de São Luís/MA, porém ainda há falta de maiores conhecimentos sobre a Defectologia e a Teoria da Zona de Desenvolvimento, pela maioria dos profissionais que atuam no referido serviço.