Percorrer por autor "Belo, Bruno Miguel Serafim"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Relatório de estágio pedagógico em Educação Física realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire(2023) Belo, Bruno Miguel Serafim; Faculdade de Educação Física e Desporto; Monteiro, Luís FernandesO presente relatório apresenta os balanços e reflexões realizadas no estágio pedagógico. Na área da Lecionação, foram alcançadas melhorias consideráveis por grande parte dos alunos relativamente às suas aprendizagens prioritárias, para as quais o projeto "Conquistar a Zona Saudável de Aptidão Física" contribuiu muito para o desenvolvimento das aulas, tanto no decorrer das aulas ao longo do ano letivo, como na gestão e tempos de transição entre tarefas, podendo facilmente atingir o tempo potencial de aprendizagem. O projeto Professor a Tempo Inteiro, visou a melhoria da minha instrução e gestão da aula, através da lecionação de períodos de aulas diferentes, em colaboração com os respetivos professores. Na área da Direção de Turma, foi bastante relevante a intervenção nas funções associadas ao cargo, havendo ao longo do ano letivo, intervenção sobre as faltas de material e pontualidade de alguns alunos. O projeto teve um impacto positivo na avaliação sumativa, podendo intervir nas metodologias e hábitos de estudo dos alunos, contribuindo positivamente. A Saída de Campo envolveu uma organização conjunta entre o núcleo de estágio e o Grupo de Educação Física, com o objetivo de possibilitar aos alunos a experiência de atividades nunca realizadas antes, a consolidação de matérias abordadas durante o ano e a multidisciplinaridade. Na área do Desporto Escolar, assumi a equipa de Corfebol sub-13, permitindo aos alunos uma evolução e motivação constante ao longo do ano letivo através do projeto elaborado, tanto no desenvolvimento das capacidades motoras, como através do projeto "+ Competição", possibilitando novas experiências aos alunos, utilizando esse fator como motivação extrínseca. Permiti também que a minha intervenção influenciasse nas aulas de Educação Física, através do feedback dos professores titulares, especificamente nos Jogos Desportivos Coletivos de invasão, transportando a desmarcação, o passe e a receção. Na área do Seminário, realizei um "Projeto Individual Educativo", incidindo num aluno do 10º3, que apresentava Síndrome de Down (Trissomia 21), de forma a possibilitar a inclusão do aluno, tendo em conta as suas particularidades e especificidades, a minha intervenção contribuiu para que o aluno participasse em todas as matérias nas aulas de Educação Física, ficando responsável pela música e também sendo o principal exemplo na matéria da Ginástica.