Percorrer por autor "Bernardo, Maria Alexandra Vieira"
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Item A biblioteca escolar e o seu papel dinamizador na promoção da leitura (estudo de caso)(2012) Bernardo, Maria Alexandra Vieira; Felício, Gisélia Maria Martins, orient.O presente trabalho enquadra-se no âmbito dos estudos sobre a problemática da promoção da leitura, dando especial atenção ao papel que a biblioteca escolar poderá desempenhar junto dos alunos para que estes adquiram o gosto pela leitura. Relativamente ao enquadramento teórico, são focados aspectos relacionados com o ato de ler e a sua importância para o desenvolvimento cognitivo do aluno; o papel que a biblioteca escolar deve assumir enquanto mediadora de saberes e da sua importância junto dos alunos, pois, as atividades que são propostas, relacionadas com a promoção da leitura devem de ir ao encontro dos gostos dos alunos para que estes sintam prazer e não encarem os livros como uma obrigação. No que diz respeito à investigação-ação desenvolveu-se um projeto de promoção da leitura, onde a biblioteca escolar assume um papel principal; foram dinamizadas atividades como, sessões de leitura, encontro com escritores, contadores de histórias e concursos literários. Este projeto, foi aplicado a duas turmas do 4º ano existentes na escola básica do 1º ciclo da Conquinha, Torres Vedras. A escolha destes alunos deve-se ao facto de os mesmos pertencerem a uma turma enquadrada num ano de transição, ou seja, estão a completar um ciclo e a iniciar uma nova etapa, por isso, este projeto, teve como objetivo, revelar aos alunos o quanto as leituras podem contribuir para ampliar os seus conhecimentos. Para que tal acontecesse, o trabalho colaborativo entre professores, pais e a biblioteca escolar foi essencial, na medida em que permitiu unir esforços para que o trabalho da promoção da leitura se desenvolvesse. Ir ao encontro dos interesses e motivações dos alunos esteve na base da elaboração do projeto «Gosto de Ler!». A biblioteca escolar procurou o envolvimento dos alunos, estimulou-os a colaborar e a perceber que podiam atuar e envolver-se ativamente nas atividades propostas. A análise dos dados recolhidos através dos vários instrumentos utilizados, grelhas de observação, relatórios e principalmente através do questionário inicial, permitiram uma reflexão sobre os hábitos de leitura dos alunos e perceber quais os seus gostos e o que é que os motivava para o prazer da leitura. O projeto «Gosto de Ler», foi elaborado a partir da análise dos resultados do respetivo questionário. O projeto teve como finalidade que os alunos adquirissem o gosto pela leitura e soubessem escolher que tipo de livros se adequava mais ao seu perfil.