Percorrer por autor "Bettencourt, Maria Beatriz Gomes, orient."
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Item A gestão democrática da escola: do legislado ao instituído. Um estudo de caso numa escola(2011) Semedo, Nilton Emanuel Lopes Tavares Paiva; Bettencourt, Maria Beatriz Gomes, orient.O presente trabalho enfoca a gestão da escola, um assunto ainda pouco discutido na realidade educativa cabo-verdiana, mas necessário, principalmente a partir do momento que a legislação se propõe a democratização da gestão da escola. Partindo da importância atribuída pela Ministério de Educação à participação da família e dos demais segmentos da comunidade educativa, expressada e enfatizada no decreto-lei que regula a organização e o funcionamentos dos estabelecimentos do ensino secundário, conjugado com o referencial teórico que sustenta que não basta decretar para que a gestão da escola se torne democrática, questionamos em que medida a gestão democrática, entendida como espaço de partilha de poder e de negociação, vem sendo construída e/ou conquistada, nas escolas secundárias. Perante esta problemática, o presente trabalho tem como finalidade investigar em que medida a gestão democrática proposta no Decreto-Lei nº20/2002 de 19 de Agosto, vem sendo construída ou conquistada no ensino secundário. Encontramos em Barroso, Lima, Patermam, Bordenave, Romão e Gadotti, entre outros, a sustentação teórica para as análises realizadas. Desta forma, a presente investigação insere-se numa abordagem descritivo-analítica. Nessa perspectiva, e em função da metodologia utilizada, estabeleceu-se como campo de pesquisa uma escola secundária pública, onde foram auscultados, por meio de entrevista e questionário, membros do conselho directivo, membros da associação de estudantes, pessoal docente e pais ou encarregados de educação. A realização da pesquisa permitiu perceber que, no contexto analisado, o processo da implementação da gestão democrática carece ainda de um amadurecimento profundo, pois os actores educativos são capazes de verbalizar um discurso articulado sobre o tema, mas não chamam a si a responsabilidade de promover ou criar incentivos efectivos à participação de toda a comunidade educativa no processo decisório e na construção de um projecto educativo comum.Item A liderança das escolas: avaliação externa e perceções dos professores(2013) Lourenço, José Augusto Araújo; Bettencourt, Maria Beatriz Gomes, orient.O presente trabalho tem por objeto a liderança das escolas públicas em Portugal, área que alcança, no primeiro ciclo da avaliação externa, 33,8% de classificações de Muito Bom, quando o domínio dos Resultados obtém 8,1% das referidas classificações. Com base nas classificações do primeiro ciclo de avaliação externa das escolas e pela aplicação do questionário Leadership Practices Inventory - Observer, procurou-se, à luz da investigação científica relativa à liderança e à eficácia das escolas, compreender o significado das classificações atribuídas e investigar as perceções dos professores relativamente às práticas de liderança das direções escolares avaliadas com Suficiente e com Muito Bom. O estudo quantitativo envolveu 127 professores de 13 escolas da região de Lisboa e Vale do Tejo. Os resultados do estudo empírico demonstraram a existência de diferenças estatisticamente significativas entre a perceção dos professores das escolas avaliadas com Suficiente e com Muito Bom, sendo que os valores obtidos são inferiores aos valores médios de referência e que os comportamentos que induzem à autoavaliação e à agregação de todos em torno de uma visão comum são os menos percecionados. Destes resultados pode-se inferir que a avaliação externa, através da classificação atribuída, tende a reconhecer, nos dois tipos de casos estudados, os líderes que, de acordo com a perceção dos professores, manifestam com mais frequência comportamentos de liderança transformacional; contudo, podemos também afirmar que o perfil dos líderes escolares traçado pelos professores se define mais pelo respeito e liberdade de ação que proporcionam aos professores do que pelas suas características transformacionais.