Percorrer por autor "Bezerra, Norma Suely Ramos Freire"
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Item Educação ambiental: um estudo sobre a coerência entre práticas pedagógicas e princípios orientadores e seus impactos na população escolar(2013) Bezerra, Norma Suely Ramos Freire; Tavares, Manuel, orient.A Educação Ambiental emerge nos dias atuais frente à crise civilizatória contemporânea, como elemento estruturador do paradigma ‘ecocêntrico’, em contraposição ao paradigma ‘antropocêntrico’ - contribuinte e promotor do desgaste ambiental do planeta. A construção de uma cultura ética na contemporaneidade parece ser o principal caminho rumo ao novo paradigma onde relações harmônicas precisam coexistir, em vez de embates com os sistemas naturais. Neste contexto, a escola inscreve-se como espaço apropriado para formação ética capaz de participar desta transposição. Frente ao que foi posto, inquietou-nos verificar na Escola de Referência do Ensino Médio Barão de Exu, localizada no município de Exu – Pernambuco: _ que coerência existe entre as práticas docentes e os princípios orientadores para uma Educação Ambiental e quais os impactos na população escolar? Partindo dessa questão analisou-se a coerência entre práticas pedagógicas e princípios orientadores para uma Educação Ambiental e seus impactos na população escolar tomando como principais referências - Cascino (2003); Gadotti (2005, 2012); Dentz (2006); Silva (2008); Reigota (2007); Lencastre (2006, 2010) e Brasil/PCN(1998,2008). O trajeto metodológico trilhado pela investigação aponta-a como pesquisa fundamental, de cunho quali-quantitativo, descritiva, que transita entre estudo de caso e abordagem participante. Os instrumentos utilizados para coleta de dados constaram de: entrevista com professores, questionário aplicado a duzentos alunos, pesquisa participante, e análise documental. Os dados coletados foram analisados com técnicas quantitativas e análise de conteúdo. Os resultados a posteriori apontam coerência entre as práticas pedagógicas desenvolvidas na escola e os princípios orientadores para Educação Ambiental com impacto positivo na formação da consciência ética. Mostra limites da formação continuada dos professores e assinala possibilidades para novas investigações sobre papel da EA na proposta do Programa Integral para Ensino Médio de Pernambuco.