Percorrer por autor "Boldovskaia, Anastasiia"
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Item Avaliação da literacia física em adultos(2023) Boldovskaia, Anastasiia; Carraça, Eliana Cristina Veiga, orient.O conceito de literacia física surge como uma resposta à tendência global da inatividade física e está sendo definido e interpretado de várias formas. Uma das mais adotadas é “a motivação, confiança, competência física, conhecimento e compreensão para manter a atividade física ao longo da vida”. A literacia física pode ser considerada uma componente fundamental da existência humana em todas as faixas etárias, pelo seu potencial de proporcionar experiências incorporadas enriquecedoras. O construto engloba um conjunto de domínios conceptualmente ligados entre si, que torna desafiante a recolha de dados empíricos e desenvolvimento dos instrumentos de avaliação. Até ao momento, nenhum instrumento de avaliação da literacia física para adultos, em contexto comunitário, foi validado em língua portuguesa. O objetivo desta dissertação de mestrado foi rever e comparar sistematicamente os instrumentos e métodos de avaliação da literacia física em adultos, e, de forma informada pela revisão, selecionar, traduzir e adaptar para português um instrumento apropriado. Foram realizados dois estudos. A revisão sistemática procurou analisar os métodos de avaliação da literacia física em adultos face ao seu alinhamento com o conceito e às propriedades psicométricas, e foi realizada de acordo com a metodologia Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA). A revisão incluiu a literatura publicada e não publicada, e foi a primeira do género de considerar artigos publicados em língua não inglesa. No segundo estudo a escala Perceived Physical Literacy Instrument Portuguese Version (PPLI-PT) foi validada numa amostra de 434 adultos portugueses. A tradução e adaptação para português foram realizados com o recurso a painel de especialistas. Após a avaliação da estrutura fatorial da escala, foi efetuada a análise fatorial confirmatória, análises de invariância entre sexos, de validade concorrente, e de confiabilidade e concordância teste-reteste. A revisão sistemática incluiu 31 artigos, publicados entre 2016 e 2022. Sete instrumentos de avaliação explícitos foram encontrados, dos quais três foram originais. Foi detetada uma inconsistência relativamente aos domínios e atributos da literacia física medidos. A falta de instrumentos validados levou a uma utilização frequente de escalas combinadas autoconstruídas. As características psicométricas das avaliações foram, em geral, insuficientemente relatadas, o que impossibilitou a comparação dos instrumentos ao nível da sua qualidade e viabilidade. O segundo estudo forneceu evidências para a utilização adequada de PPLI-PT na população portuguesa. A escala contém 9 itens e avalia três dimensões da literacia física: sentido de si e autoconfiança (engloba habilidades de autogestão e autopercepção da aptidão física), autoexpressão e comunicação com os outros (autopercepção das habilidades sociais e da capacidade de resolução de problemas) e conhecimento e compreensão (atitude em relação à atividade física e consciencialização dos seus benefícios para a saúde). O modelo apresentou um bom ajuste aos dados e a validade de construto adequada. Surgiram algumas limitações, nomeadamente não foi verificada a invariância entre sexos, e não foi demonstrada uma consistência suficiente da escala ao longo do tempo. Mais estudos de validação são necessários para confirmar os resultados. A presente dissertação demonstrou que embora o método mais adequado de avaliação da literacia física em adultos ainda esteja por descobrir, e as soluções existentes necessitarem de mais evidências, existe crescente interesse na implementação prática do conceito, sendo amplamente aceite o seu potencial contributo no desenvolvimento do ser humano. A investigação que relaciona a literacia física com outras métricas poderá ajudar a identificar os determinantes do comportamento complexo da atividade física e apoiar eficazmente os adultos na sua jornada de literacia física. Literacia física, atividade física, avaliação, adultos