Percorrer por autor "Braz, Mariana Feliciano"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Telemóvel como ferramenta de trabalho : uma adaptação de processos em tempos de pandemia(2020) Braz, Mariana Feliciano; Neves, José Carlos Santos, orient.A sociedade está em constante evolução e os professores têm de se saber adaptar às mudanças, como sejam aquelas provocadas pelo ao avanço tecnológico. Uma das suas funções é preparar os alunos para um mercado de trabalho onde se tornaram indispensáveis instrumentos como telemóveis, tablets e computadores. No 3º ciclo do ensino básico, as tecnologias são por norma, pouco usadas ou utilizadas apenas para apresentação de atividades, mostra de imagens e vídeos e pouco para a realização de projetos em formato digital. Esta investigação tem como problemática inicial avaliar o potencial do telemóvel como ferramenta de trabalho para as aulas de Educação Visual do ensino básico. Neste enquadramento, identifica-se como objetivo principal conceber uma atividade letiva onde o telemóvel é utilizado como ferramenta de trabalho em sala de aula, por via da execução de uma animação digital com recurso ao telemóvel. Com o aparecimento do COVID-19 em Portugal e o fechamento das escolas, a proposta de trabalho teve de se adaptar do ensino presencial para o ensino à distância, alterando deste modo a problemática estabelecida inicialmente. Procura-se analisar esta experiência no ensino das artes à distância, a sua adaptação face à mudança, de que forma foi possível conduzir uma atividade que começou na sala de aula e teve de se mudar para a casa de cada aluno e de que forma se trabalhou com cada aluno individualmente. O balanço final acabou por ser positivo e resultar de um projeto dinâmico e criativo juntando todos os trabalhos individuais num trabalho de turma. Este Relatório Prática de Ensino Supervisionada surge no âmbito do Mestrado de Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e compreende a investigação empírica, utilizando como metodologia o processo de investigação-ação na Prática de Ensino Supervisionada (estágio), desenvolvida no Agrupamento de Escolas D. Filipa de Lencastre, em Lisboa, na disciplina de Educação Visual (EV) com uma turma do 9º ano.