Percorrer por autor "Brito, Tatiana Sofia Ramalho"
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Item As atitudes favoráveis e as crenças normativas dos alunos do 2º e 3ºciclo do ensino básico : o contacto com os alunos com necessidades educativas especiais(2016) Brito, Tatiana Sofia Ramalho; Leitão, Francisco Alberto Ramos, orient.O presente estudo, com o título “As atitudes favoráveis e as Crenças Normativas dos Alunos do 2º e 3º Clico do Básico – o contacto com os Alunos com NEE”, tem como objetivo analisar como variam as crenças (favoráveis e normativas) dos alunos em relação à inclusão de alunos com NEE nas aulas de Educação Física em função dos níveis de ensino. O estudo tem como base a Teoria do Comportamento Planeado (TCP), teoria que estuda o comportamento do individuo através da compreensão sobre a informação recebida ou crenças relevantes para o mesmo. O instrumento utilizado foi o questionário “A atitude dos alunos sobre a inclusão dos seus pares com deficiência” (Leitão, AID-EF, 2014) que tem como base a TCP (Ajzen, 1991) e é composto por dezasseis itens de resposta fechada numa escala de Likert adaptada, com seis parâmetros (1 – 6). O Caso de estudo é constituído por uma amostra de 1763 alunos com idades compreendidas entre os 10 e os 18 anos, apresentando uma média de idades de 12,83 (±1,53), incluindo 869 (49,3%) de alunos do género masculino e 894 (50,7%) do género feminino. Do total da amostra, 604 (34%) dos alunos considerados na amostra frequentam o 2º ciclo do ensino básico, enquanto 1159 (66%) frequentam o 3º ciclo do ensino básico. Do conjunto de alunos, 1019 (58%) frequentam turmas com alunos com NEE, enquanto 744 (42%) frequentam turmas sem alunos com NEE. As análises realizadas permitiram concluir que, nas turmas que incluem alunos com NEE, quer relativamente às crenças favoráveis quer relativamente às crenças normativas, não há diferenças estatisticamente significativas entre os níveis de ensino. Contrariamente no caso das turmas sem contacto com alunos NEE, para ambos os tipos de crenças existem diferenças significativamente do 2º para o 3º ciclo. Perante estes resultados, concluímos que os alunos que têm contato com alunos com NEE têm atitudes favoráveis, no entanto não tendem a evoluir essas atitudes inclusivas para com os seus pares nas aulas de EF.