Percorrer por autor "Cabral, Arlinda"
A mostrar 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de ordenação
Item A construção da escola democrática : uma reflexão com base em Jacques Delors et al., Licínio Lima e Jaume Carbonell Sebarroja(Edições Universitárias Lusófonas, 2007) Cabral, Arlinda; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoItem Humanismo e desafios de cidadania(Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Serrão, Jacinto; Gonçalves, Maria Neves L.; José, Gregório Viegas Brás; Bracons, Hélia; Cabral, Arlinda; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoA presente publicação resulta de uma seleção de temas abordados no II Congresso Internacional “Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania” 2 pelos ora dores que manifestaram interesse e se comprometeram em contribuir para a “memória escrita”, através da elaboração de um capítulo do livro. Trata-se de um diálogo académico e científico reflexivo, alicerçado na partilha de práticas baseadas na experiência e respetivos contextos. Um diálogo mais do que nunca atual, que precisamos de continuar a trabalhar e a exercer vigilância crítica. A cidadania não se esgota, nem se dirige apenas a uma parte da sociedade. Ganha sentido global se aplicarmos o princípio fundamental da ética utilitarista: a ação é moralmente boa quando faz crescer a quantidade global de felicidade, de bem-estar. O bem, que é o humanismo e a cidadania, tem uma dimensão inevitavelmente coletiva, comunitária. Isto para dizer que apesar deste livro resultar de um congresso académico, é um diálogo que abraça todos, estende-se pela vida de todos. Um diálogo que queremos continuar a praticar e a desenvolver. Perceber os conceitos de humanismo, de direitos humanos e de cidadania é compreender um dos maiores desafios da humanidade, sem os quais ideologias, políticas, organizações, comunidades e nações perdem significado nas nossas vidas individuais e coletivas. Apreender os princípios e valores subjacentes a estes conceitos é um desafio de todos e de cada um. Um desafio para o exercício de uma cidadania consciente e responsável, promotora de paz, de justiça social, de liberdade e de um progresso sustentável à escala local e global.Item Pedagogia do oprimido de Paulo Freire(Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Cabral, Arlinda; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração