Logo do repositório
  • English
  • Português
  • Entrar
    Novo utilizador? Clique aqui para se registar. Esqueceu a palavra-chave?
  • Comunidades & Coleções
  • Percorrer repositório
  1. Página inicial
  2. Percorrer por autor

Percorrer por autor "Cabral, Arlinda"

A mostrar 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de ordenação
  • Item
    A construção da escola democrática : uma reflexão com base em Jacques Delors et al., Licínio Lima e Jaume Carbonell Sebarroja
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2007) Cabral, Arlinda; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
    Recensão temática das obras: J. Delors, Educação - um tesouro a descobrir Licínio Lima, Organização escolar e democracia radical: Paulo Freire e a governação democrática da escola pública Carbonell Sebarroja, A aventura de inovar. A mudança na escola.
  • Item
    Humanismo e desafios de cidadania
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Serrão, Jacinto; Gonçalves, Maria Neves L.; Brás, José Gregório Viegas; Bracons, Hélia; Cabral, Arlinda; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
    A presente publicação resulta de uma seleção de temas abordados no II Congresso Internacional “Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania” 2 pelos ora dores que manifestaram interesse e se comprometeram em contribuir para a “memória escrita”, através da elaboração de um capítulo do livro. Trata-se de um diálogo académico e científico reflexivo, alicerçado na partilha de práticas baseadas na experiência e respetivos contextos. Um diálogo mais do que nunca atual, que precisamos de continuar a trabalhar e a exercer vigilância crítica. A cidadania não se esgota, nem se dirige apenas a uma parte da sociedade. Ganha sentido global se aplicarmos o princípio fundamental da ética utilitarista: a ação é moralmente boa quando faz crescer a quantidade global de felicidade, de bem-estar. O bem, que é o humanismo e a cidadania, tem uma dimensão inevitavelmente coletiva, comunitária. Isto para dizer que apesar deste livro resultar de um congresso académico, é um diálogo que abraça todos, estende-se pela vida de todos. Um diálogo que queremos continuar a praticar e a desenvolver. Perceber os conceitos de humanismo, de direitos humanos e de cidadania é compreender um dos maiores desafios da humanidade, sem os quais ideologias, políticas, organizações, comunidades e nações perdem significado nas nossas vidas individuais e coletivas. Apreender os princípios e valores subjacentes a estes conceitos é um desafio de todos e de cada um. Um desafio para o exercício de uma cidadania consciente e responsável, promotora de paz, de justiça social, de liberdade e de um progresso sustentável à escala local e global.
  • Item
    Pedagogia do oprimido de Paulo Freire
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2005) Cabral, Arlinda; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
Universidade Lusófona

Powered by DSpace Copyright © 2003-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contacte-nos