Percorrer por autor "Calado, Mariana Saraiva"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Relatório de estágio pedagógico em educação física na Escola Básica 2º e 3º Ciclo Conde de Oeiras(2023) Calado, Mariana Saraiva; Gomes, Lúcia Cristina da Fonseca, orient.O presente documento trata de relatar os principais resultados e reflexões do Estágio Pedagógico realizado na Escola Básica 2º e 3º Ciclo Conde de Oeiras no ano letivo de 2022/2023. O Estágio foi realizado em 4 vertentes: área da Lecionação, área da Direção de Turma, área do Desporto Escolar e área do Seminário. Tanto na área da Lecionação como na da Direção de Turma o foco da intervenção passou pelo desenvolvimento do trabalho cooperativo. Nas aulas de Educação Física procurou-se a criação de ambientes cooperativos recorrendo à definição dos grupos de trabalho e objetivos de cariz individual e de grupo que permitissem o desenvolvimento de competências além dos conteúdos relativos às técnicas e teorias das Atividades Físicas e Desportivas, Aptidão Física e Conhecimentos. Em paralelo, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, em conjunto com a Diretora de Turma, foi desenvolvido o projeto das Horas de Estudo em Grupo. Procurando o desenvolvimento da autonomia do trabalho em grupo e resolução de conflitos, recorreu-se a uma vertente de monitorização do professor em momentos de trabalho em grupo progredindo ao longo do projeto para um trabalho mais autónomo. A realização da Saída de Campo onde se exploraram em ambiente extraescolar diversas atividades de exploração e contacto com a natureza, permitiram que se trabalhasse também com vista ao desenvolvimento de competências na área da saúde, bem-estar e ambiente. Na área do Desporto Escolar o trabalho foi desenvolvido junto do grupo-equipa de Voleibol e teve como objetivo final a aquisição das competências em situação de jogo 4x4, passando por uma abordagem progressiva a este modelo de jogo. A passagem pelo jogo 3x3 mostrou-se fundamental numa aquisição equilibrada e completa das competências básicas para o modelo 4x4, tomando em conta a idade e pouca experiência das atletas. Como enriquecimento do processo de Estágio destacou-se o Projeto Professor a Tempo Inteiro, onde foi possível contactar com maior proximidade com os professores do Grupo de Educação Física e com alunos em diferentes etapas de aprendizagem e necessidades. Assim, desenvolveram-se estratégias de atuação pedagógicas diferenciadas, sobretudo na matéria da Dança, foco do projeto. Este projeto em conjunto com uma análise da realidade da Escola desde o início do Estágio Pedagógico, pôs em evidência a necessidade de repensar a abordagem da matéria da Dança na Escola Conde de Oeiras. Desta forma, no Seminário, foi aprofundada a problemática da Lecionação e Avaliação da Dança junto dos professores de Educação Física, baseando a intervenção em bibliografia relevante relativa aos constrangimentos e estratégias da abordagem desta matéria no ensino