Percorrer por autor "Caldas, Reinaldo Dias"
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Item A aplicabilidade da educação inclusiva nas aulas de educação física do município de Ananindeua-Pará : um estudo das dificuldades, entendimentos e atitudes dos professores de educação física e educação especial, frente aos desafios do processo de inclusão de alunos com deficiência física(2021) Caldas, Reinaldo Dias; Palmeira, António Labisa, orient.A deficiência é parte da condição humana, provavelmente todos estaremos temorária ou permanentemente incapacitados em algum momento da vida. E a medida que cresce o aumento de matrículas de pessoas com deficiências (PCD`S) na escola, cresce a responsabilidade das instituições educacionais. A Educação Inclusiva escolar para de fato vir a se efetivar, é necessário independer de características de cunho social, intelectual, físico, cultural, religioso ou racial; o respeito a essa gama de diversidades encontradas no seio escolar é o grande propulsor, para que as instituições escolares eduquem alunos com necessidades educacionais especiais de forma eficiente e com igualdade de oportunidades. O objetivo deste estudo científico investigou como vem sendo realizado o processo de inclusão de alunos com deficiência física nas escolas públicas do Município de Ananindeua – Pará, coletando informações via questionário semiestruturado, e servindo de amostra: Professores de Educação Física e Professores de Educação Especial, que atendem diretamente esses alunos em suas respectivas escolas, todos vinculados a Secretaria Municipal de Educação (SEMED); percebendo quais as dificuldades, entendimentos e atitudes os educadores tem sobre o tema. O estudo foi realizado com uma amostra de 53 professores (N= 54,7% do género feminino e N= 45,3% do género masculino). Foi aplicado questionário semiestruturado adaptado, construído em colaboração com este autor e validado por Júri de Experts. A análise dos resultados obtidos permitiu-nos concluir que 81,1% dos docentes já tiveram a oportunidade de trabalhar nas escolas de Ananindeua com alunos com deficiência física. Onde 77,4% estão atendendendo atualmente esse público em sua aulas. A forma de participação mais utilizada pelos professores: é a participação adaptada a todas as atividades físicas durante as aulas: 45,3%. Ao se deparar com a informação que possui aluno com deficiência física, a atitude dos professores em 75,5% é a Inclusão do aluno as atividades, enquanto 17% dizem que é a Integração, e 0% dispensam o aluno das aulas. Em termos de preparação para atende-los: 45,3% dizem que estão 70 a 90% preparados, mas necessitam de formações continuadas sobre o tema, e absolutamente nenhum deles se diz 100% preparado. No entendimento de 54,7% das respostas, a acessibilidade precisa de melhoria tanto no ambiente externo, como dentro do ambiente escolar. E 0% deles entedem que a acessibilidade está perfeita.