Percorrer por autor "Canha, Teresa A. Gamboa"
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Item A formação de professores para a implementação de um ensino que conduza a aprendizagens significativas nas ciências experimentais(2013) Canha, Teresa A. Gamboa; Pires, Maria Eduarda Margarido, orient.Considerando que a função da escola é formar pessoas com literacia científica, competências e tendo em conta a sociedade global e de informação em que nos encontramos atualmente, o que se pretende é fornecer ferramentas para que as pessoas sejam empreendedoras, com iniciativa e muita criatividade. Para que tal aconteça é de extrema importância levar as ciências ao quotidiano dos alunos, à compreensão das relações entre ciência, tecnologia e sociedade, bem como ao estímulo de capacidades de pensamento crítico, criativo, produtivo e que seja uma resposta às premências sociais variáveis. Uma das estratégias pedagógicas para a educação em Ciências apresentada para tal função são as aprendizagens significativas, que requerem estratégias de ensino que promovam um intenso envolvimento (intelectual e emocional), necessário à articulação entre conhecimento teórico-conceptual e prático-processual e ao estabelecimento e compreensão de relações entre as atividades em que os alunos se envolvem em aulas de ciências e o quotidiano, com consequente reconhecimento de relevância psico-sócio-cultural. Sendo que a escola não é o único lugar de aprendizagem das ciências, considerando que tem de competir com outras fontes de informação mais apelativas para os alunos, como a televisão e internet, onde a informação «está ao alcance de um clique no computador» é urgente tornar o ensino das ciências o originador e articulador dos conhecimentos com a realidade. A grande parte dos alunos considera as escolas pouco estimulantes e úteis, torna-se então essencial motivá-los para o ensino das ciências. Assim, um bom ponto de partida para ajudar a motivar os jovens para o estudo da Ciência é articular o que se ensina (conteúdos), com o para que se ensina (finalidades) e para quem se ensina (destinatários). Neste Mundo em permanente mudança, também o professor é um eterno aprendiz. Mas a mudança no professor só acontece se este sentir necessidade de mudar. Os professores são fundamentais no sucesso da implementação de um novo paradigma metodológico, no entanto, não basta fornecer-lhes recursos inovadores, têm que ser apoiados no processo de mudança. É essencial que os professores e alunos alterem alguns dos seus hábitos de trabalho. Esta mudança pode surgir através do desenvolvimento de formações significadoras para aprendizagens concretas e alicerçadas em processos neuronais intrínsecos. É neste contexto que surge o presente projeto, que foi pensado sob a forma de uma Oficina de Formação para transmutar a ideia da ciência como algo «desapegado» da realidade, para uma forma de enfrentar os desafios, sempre novos, da sociedade atual e mutante, de forma a impregná-los de significados que permitam uma verdadeira, criativa e consolidada modificação das metodologias de forma a surgirem ensinamentos e aprendizagens verdadeiramente inculcados nas nossas células nervosas e que façam parte do nosso EU.