Percorrer por autor "Cardoso, Fernando Eduardo de Magalhães"
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Item Motion sense, o que um carro sente: desenvolvimento de uma aplicação de georreferenciação para levantamento do estado das estradas(2013) Cardoso, Fernando Eduardo de Magalhães; Damásio, Manuel José, orient.Vivemos numa sociedade cada vez mais rodeada de sensores. Quer estejamos no carro, no elevador, em frente ao computador, em casa ou na rua, estes encontram-se sempre presentes. Este número crescente dá-nos a oportunidade de capturar informação sobre o estado que rodeia o utilizador e de a usar para fornecer uma visualização coletiva do mesmo. Esta dissertação tem por objetivo desenvolver um sistema que permita a recolha, através de sensores, de dados referentes ao estado das estradas e suas visualização e partilha. O estado lamentável a que chegaram as estradas portuguesas, foi o ponto de partida para a nossa investigação. Iniciou-se depois a pesquisa das várias ferramentas possíveis para reunir estes dados e, uma vez decidida qual utilizar, foi necessário criar um algoritmo que descodificasse o estado da estrada. O objetivo final é, depois de recolhidos e tratados, os dados ficarem ao dispor de todos os utilizadores da rede, num servidor central, contribuindo assim para a criação de mapas, que nos mostrem em tempo real o estado das estradas. Criámos então uma aplicação em sistema «Android», com vista à utilização em dispositivos pessoais, para proceder à recolha e partilha da informação em estudo. Uma vez concluía, procedemos ao teste da aplicação através de um estudo de usabilidade que visa funcionar como prova de conceito referente à cidade de Lisboa. No futuro, com o crescer da base de dados, será possível utilizar esta informação para aumentar a segurança rodoviária. Por exemplo, os sistemas de navegação «GPS» comuns poderão não só avisar sobre situações perigosas relacionadas com o estado da estrada, como também definir rotas alternativas tendo em conta os dados recolhidos. Este será também um novo instrumento à disposição dos decisores, já que será possível detetar uma nova fissura no pavimento quase de imediato e acionar os mecanismos necessários à sua reparação, como se de um jogo de «SimCity» se tratasse, decidindo de forma mais informada e consciente onde intervir para melhorar a segurança de todos.