Percorrer por autor "Cardoso, Wanda Maria Braga"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Propostas de atividades na língua oral no livro didático de língua portuguesa da EJA: encontro e desencontros(2016) Cardoso, Wanda Maria Braga; Porto, Zélia Granja, orient.Este trabalho aborda as atividades propostas no livro didático de Língua Portuguesa, com enfoque na modalidade oral da língua, com objetivo de investigar se essas atividades contribuem para o desenvolvimento das competências comunicativa e argumentativa do aluno em instância pública. Considerou-se pressupostos teóricos da Linguística da Enunciação de Benveniste (2005,2006), Bakhtin e Volochinov (2006), associados a conceitos de língua oral de Havelock (1994), Ong (1986), Olson (1995) e Marcuschi (2003), bem como da Sociolinguística, como Labov (2008), Scherre (1996) dentre outros, para associar, na sequência, as características da oralidade e ensino observando os conceitos de competências comunicativa e argumentativa, noção de livro didático, os PCNs e Proposta Curricular da EJA. Os procedimentos metodológicos foram pautados em uma pesquisa mista qualitativa e quantitativa, composta por um corpus constituído a partir de propostas de atividades do livro didático focadas na língua oral, uma entrevista semiestruturada com dez docentes da rede pública de ensino e coleta de dados por meio da técnica de observação em sala de aula. Foi realizada uma triangulação dos dados coletados com a fundamentação teórica e documental. Assim, os resultados apontam uma acentuada discrepância entre as atividades, os conceitos apresentados pelos professores entrevistados e suas metodologias com os pressupostos teóricos e os documentos oficiais, deixando evidente que a língua oral como objeto de ensino ainda não ocupa um lugar de destaque em sala de aula.