Percorrer por autor "Carneiro, Luana Pinna Duarte"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Conceção de docentes de educação especial sobre práticas com alunos com medidas adicionais de apoio à aprendizagem e à inclusão(2024) Carneiro, Luana Pinna Duarte; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração; RODRIGUES, LUZIA MARA SILVA LIMAO objetivo deste estudo foi analisar conceção de docentes de educação especial sobre práticas com alunos com medidas adicionais de apoio à aprendizagem e à inclusão. Entrevistámos cinco docentes de educação especial com experiência relevante na área. A análise das respostas permitiu-nos recolher informações sobre os desafios, solução práticas e obstáculos enfrentados por estes profissionais. Identificámos, através das respostas, lacunas em recursos humanos e materiais, bem como a necessidade de sensibilizar outros profissionais para ultrapassar resistências ao enquadramento jurídico atual e limitações de tempo. Das conceções destacamos a importância da colaboração, recursos qualificados e boas práticas para superar barreiras orçamentarias. A análise qualitativa, estruturada em categorias, revelou a complexidade do ambiente educacional. Os relatos apontaram desafios específicos que requerem colaboração efetiva e medidas para promover a inclusão. Portanto, a partir das respostas destacamos a necessidade de fortalecer a colaboração, superar desafios e promover uma educação mais integrada, reforçando compromisso com um ambiente educacional inclusivo. Reconhecemos as limitações deste estudo, baseados nas conceções de cinco docentes obtidas por entrevistas online, devido à restrição temporal do cronograma. Para uma investigação mais abrangente, sugerimos uma pesquisa mais ampla com envolvimento de mais docente. Futuras investigações poderão aprofundar estas questões. Palavras-chaves: Colaboração, Docentes de Educação Especial, Inclusão, Medidas Adicionais e Conceção sobre Práticas Educacionais