Percorrer por autor "Carvalho, Maria Teresa Braga Teixeira Mocho de"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item O Liceu Nacional de Oeiras: 1952-1969 : marcas e vivências da instituição escolar: estudo de Caso(2013) Carvalho, Maria Teresa Braga Teixeira Mocho de; Brás, José Gregório Viegas, orient.Este estudo propõe-se apresentar uma abordagem do Liceu de Oeiras, instituição educativa que imprimiu marcas indeléveis na sua população escolar e em todo o seu contexto geográfico e social. A identificação destas marcas é o nosso objetivo geral. Para tal procurou-se conhecer as várias análises históricas e conjunturais nacionais relativas ao ensino liceal, os contextos na origem do nascimento do Liceu de Oeiras e quais as transformações que sofreu durante o período em estudo; que professores o constituíram e que princípios e valores transmitiram aos alunos; qual a evolução da população escolar e que resultados escolares atingiram; que tipo de liderança foi exercido pelo reitor e que interações e características de cultura de escola se identificam. Para desenvolver a pesquisa recorreu-se à metodologia de estudo de caso, na linha do modelo das teorias sociais, analisando as dimensões formais e informais, colocando em confronto o sistema administrativo de organização e exercício dos poderes no interior do liceu, com os testemunhos orais relativos às interações dos atores intervenientes desse processo. Para a recolha de informação recorreu-se à análise documental dos elementos em arquivo na escola, no Ministério da Educação e de imprensa da época. Em paralelo realizou-se uma abordagem qualitativa, tendo-se procedido ao registo e análise de testemunhos que obedeceram a entrevistas semiestruturadas, aplicadas a seis alunos, uma professora e uma funcionária administrativa. A comparação e análise dos dados permitiu identificar as vivências e realidades percecionadas, práticas e valores adotados no Liceu de Oeiras que lhe angariaram um ideário de qualidade. Este estudo deixa ainda em aberto campos de aprofundamento e aponta para abordagem de áreas que podem conduzir ao melhor conhecimento histórico da realidade recente do ensino em Portugal.