Logo do repositório
  • English
  • Português
  • Entrar
    Novo utilizador? Clique aqui para se registar. Esqueceu a palavra-chave?
  • Comunidades & Coleções
  • Percorrer repositório
  1. Página inicial
  2. Percorrer por autor

Percorrer por autor "Carvalho, Marina Alexandra Nunes da Silva"

A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
  • Item
    A progressão do conhecimento histórico e geográfico com base no levantamento das ideias prévias: um estudo com alunos do 8º ano de escolaridade
    (2014) Carvalho, Marina Alexandra Nunes da Silva; Gomes, Fernanda Maria Veiga, orient.
    O presente relatório resulta do meu Projeto de Iniciação à Prática Supervisionada, no âmbito do Mestrado em Ensino de História e Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, ministrado pela Escola de Educação, Administração e Ciências Sociais da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia. Assente na convicção de que os alunos trazem consigo ideias prévias sobre o conhecimento histórico e geográfico para a sala de aula, que derivam das suas experiências pessoais, o presente estudo de natureza qualitativa, tem por base a linha de pensamento construtivista, inspirada no modelo de investigação Grounded Theory, em que a análise se vai desenvolvendo, as respostas vão sendo conceptualizadas, e os conceitos agrupados em categorias. A amostra composta por 24 alunos, com idades compreendidas entre os 13 e os 15 anos de idade de uma Escola Secundária com 3º Ciclo, consistiu, numa primeira fase, na aplicação de um questionário para o levantamento das ideias prévias dos alunos sem recurso a consulta ou explicação prévia da professora, antes da lecionação dos conteúdos, e numa segunda fase, após a lecionação dos temas, na aplicação dos mesmos questionários, que foram novamente categorizados, com o objetivo de avaliar a progressão dos conhecimentos dos alunos.
Universidade Lusófona

Powered by DSpace Copyright © 2003-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contacte-nos