Percorrer por autor "Carvalho, Paula Rita Brito Vitorino de, orient."
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Item Fatores que influenciam os consumidores portugueses na compra online(2019) Rocha, Cintia Larissa Semedo; Carvalho, Paula Rita Brito Vitorino de, orient.Esta dissertação tem como objetivo principal compreender os motivos que levam os consumidores portugueses a optarem pelo comércio online. Com isso, pretendeu-se analisar os hábitos de consumo, identificar os principais influenciadores, avaliar o grau de satisfação, e identificar os riscos percebidos pelos consumidores no processo de decisão de compras online. Para realização desta investigação efetuou-se uma pesquisa bibliográfica, levantamentos documentais e estatísticos. Em seguida, aplicou-se o questionário, que contou com uma amostra de 219 participantes, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos. Após a recolha da amostra do google formulário, fez-se a conversão dos dados para o programa SPSS onde se aplicaram técnicas de estatística descritiva e inferencial, que permitiu analisar a relação existente entre as variáveis sociodemográficas, com os fatores influenciadores no processo da decisão de compras online. Os resultados da análise contribuíram para identificar o preço e a comodidade como sendo os principais motivos pelos quais os consumidores compram online. Através da análise estatística permitiu verificar-se que existem diferenças significativas nas variáveis sociodemográficas (género e idade) com os fatores influenciadores no processo da decisão de compras online. Enquanto que, a situação profissional e as habilitações académicas não revelaram ter efeitos significativos.Item O plano de marketing: construção e aplicação do estudo a uma empresa do setor da restauração(2018) Moutinho, Josiane da Rocha; Carvalho, Paula Rita Brito Vitorino de, orient.; Silva, Ana Lorga da, orient.Dada a importância do tema no setor da restauração, propôs-se a criação de um Plano de Marketing para o snack-bar Coco Loco. Para seguir com a investigação, foi necessário recorrer a uma revisão bibliográfica, que incidiu nas etapas do Plano de Marketing e no conteúdo de cada uma delas, e a um estudo empírico. Este foi realizado através de questionários, entregues a todos os consumidores que se encontravam no Coco Loco, durante dois dias, de modo a poder obter-se informações acerca das suas caraterísticas e opiniões. O processo de entrega resultou numa amostra de 349 questionários, sendo que só se puderam considerar 177 válidos. Para a análise dos dados, aplicaram-se técnicas de estatística descritiva e de inferência estatística. Os resultados da análise contribuíram para identificar alguns pontos fracos da empresa: pouca atração sentida por parte dos jovens e residentes da Figueira em frequentar o estabelecimento; falha na diversidade dos produtos; inutilização das redes sociais; existência de parâmetros de qualidade que não se encontram ao nível da satisfação total dos clientes. Para além disso, demonstraram que existem diferenças no grau de satisfação entre clientes figueirenses e turistas portugueses, no que diz respeito à qualidade das instalações, e entre clientes figueirenses e turistas, relativamente à qualidade dos colaboradores.Item O valor da marca em instituições do ensino superior na perspetiva do consumidor. Caso prático: Instituto Superior Politécnico Católico de Benguela(2017) Morais, Érica Beatriz Rodrigues; Carvalho, Paula Rita Brito Vitorino de, orient.O Valor da Marca em Instituições de Ensino Superior é um tema muito sugestivo que tem sido abordado por alguns pesquisadores, onde são desenvolvidas teorias a respeito deste tema bastante pertinente, de forma a saber o que os consumidores mais valorizam no seu processo de decisão, nomeadamente na hora da escolha do melhor serviço. Neste contexto o presente estudo, pretende determinar os critérios mais relevantes para valorização de uma Marca de Ensino Superior na ótica dos próprios estudantes, tendo como caso prático o Instituto Superior Politécnico Católico de Benguela (ISPOBAB), onde os objetivos específicos consistem em: (1) Estudar os fatores que determinam o valor de uma marca, (2) Saber quais são as fontes de valor da marca mais importantes, em Instituições de Ensino Superior, na perspetiva dos estudantes do ISPOCAB, (3) Saber qual o valor da marca em estudo, na ótica da instituição (ISPOCAB) e (4) Comparar a perceção de valor da marca (ISPOCAB) determinada pelos estudantes, com o valor da marca determinada pela Instituição. Em termos metodológicos, a revisão da literatura permitiu recolher as informações necessárias para definir o problema de investigação, os objetivos e as hipóteses. Para validar as hipóteses e responder aos objetivos, elaborou-se um questionário estruturado com 38 perguntas, sendo que 25 questões foram avaliadas pela escala de Likert em 5 pontos e 13 questões que são de carácter sociodemográfico. O questionário foi aplicado no Instituto Superior politécnico Católico de Benguela (ISPOCAB), onde participaram os estudantes dos cursos de Ciências da Educação e Contabilidade e Gestão, das mais variadas idades. Obtivemos um total de 273 questionários devidamente preenchidos, que serviram para efetuar a análise estatística dos resultados, com a ajuda do software SPSS e SAS Guide.