Percorrer por autor "Carvalho, Rita"
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Item Avaliação antropométrica de crianças com idade pré-escolar e escolar do arquipélago dos Açores, Portugal(Edições Universitárias Lusófonas, 2019) Ferreira-Pêgo, Cíntia; Tavares, Nelson; Carrapa, Ana; Gaipo, Sara; Parece, Tânia; Marinho, Raquel; Dias, Tiago; Viveiros, Frederico; Carvalho, Rita; César, Rui; Escola de Ciências e Tecnologias SaúdeA obesidade infantil está associada a consequências adversas imediatas, como menor autoestima e menor nível educacional, assim como maior risco de comorbidades na idade adulta. Foi levado a cabo uma análise transversal para avaliar a prevalência de peso normal, excesso de peso e obesidade em crianças em idade pré-escolar e escolar do arquipélago dos Açores. A amostra incluiu 1069 participantes (546 rapazes e 523 raparigas) com idades entre 3,00 e 9,99 anos. Quando a análise foi realizada considerando o excesso de peso e obesidade na mesma categoria, foram encontradas diferenças significativas, demonstrando que as raparigas eram mais pesadas que os rapazes. Além disso, as meninas apresentaram maior IMC do que os meninos aos 6, 7 e 9 anos. O Odds Ratio de apresentar excesso de peso ou obesidade foi significativamente maior para raparigas e participantes com 4, 6 e 9 anos. Por fim, crianças da ilha do Faial apresentaram uma menor prevalência de excesso de peso e/ou obesidade, tendo em consideração a ilha de São Miguel como referência. Os nossos resultados revelam uma alta prevalência de excesso de peso e/ou obesidade principalmente entre participantes do sexo feminino, aumentando a necessidade de intervenções em idades precoces, para controlar efetivamente a obesidade infantil em Portugal.Item O marketing digital na TAP AIR Portugal(Edições Universitárias Lusófonas, 2021) Silva, Catarina; Antunes, Francisco; Ramalho, Joana; Gil, João; Barata, Vasco; Carvalho, Rita; Sarmento, Eduardo Morais; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesEste artigo tem como objetivo analisar o marketing digital desenvolvido pela empresa TAP Air Portugal e efetuar uma comparação com a Easyjet e a Emirates. Metodologicamente, numa primeira fase realizou-se uma revisão da literatura em diversas bases de dados, através da ProQuest, do RCAAP, do RECIL e do Google Scholar. Numa segunda etapa desenvolveu-se o estudo detalhado da TAP Air Portugal, em que se pesquisaram os meios de comunicação digital utilizados e a análise do seu desempenho, através das ferramentas de comunicação digital: Google Trends, KWFinder, Page Speed Insights, GT Metrix, Similar Web e Site Analyzer. Por último, elaborou-se uma comparação entre a TAP Air Portugal, a Emirantes e a EasyJet. Como trabalho de campo, foi realizado um questionário anónimo a 735 clientes - entre os dias 28/10/2019 e 30/10/2019 - que se encontravam nas instalações do Aeroporto de Lisboa e que se preparavam para embarcar. Este questionário permitiu verificar o alcance do marketing digital da TAP Air Portugal. Deste estudo verificou-se que deve continuar a haver uma aposta no marketing digital, nas redes sociais e no mobile web pois têm um grande impacto na divulgação e venda de passagens aéreas.