Percorrer por autor "Carvalho, Viviana Alves Fernandes Borges Rodrigues de"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Competências transversais do ensino artístico para os jovens do século XXI – investigação-ação numa turma de 7º ano(2018) Carvalho, Viviana Alves Fernandes Borges Rodrigues de; Vasconcelos, Maria Constança, orient.A presente dissertação, de carácter exploratório, procura responder à questão de como é que o ensino das artes pode preparar os jovens de hoje para o desenvolvimento de competências para o futuro. Procedeu-se ao estudo do tema mediante uma investigação-ação em torno de duas unidades didáticas desenvolvidas. Com base numa revisão de literatura sobre as potencialidades do ensino das artes, considerou-se importante, ao longo das aulas, trabalhar com os alunos as seguintes dimensões: criatividade, interdisciplinaridade, autonomia e trabalho de grupo. Associado a estas competências esteve sempre presente o ambiente escolar e a motivação dos docentes e alunos, uma vez que se considera que estes são também fatores relevantes. Para além disso, ao trabalhar estas dimensões, que são interativas, fomentou-se o contacto com a comunidade escolar, proporcionando um melhor progresso e integração dos alunos como indivíduos na sociedade. Nos dias de hoje, o ensino das artes assume um papel preponderante no desenvolvimento inteletual, crítico e criativo dos alunos. Assim, a introdução de novas estratégias na abordagem dos diferentes conteúdos programáticos, bem como a utilização duma metodologia projetual, fizeram emergir novas ideias, formulações e diferentes soluções no modo de fazer e pensar a arte. Considera-se que a abordagem que foi desenvolvida e a forma como foi levada à prática, embora limitada ao período de um ano letivo, foram bastante produtivas e poderão fazer a diferença no futuro destes alunos, na medida que, ao desenvolver as dimensões estudadas nos alunos também se desenvolvem muitas outras como, a capacidade de reflexão, de aprender a ouvir e respeitar o outro, capacidade de autocrítica, aprender a conhecer e interpretar emoções, o conhecimento de si e maior facilidade em resolver problemas.