Percorrer por autor "Carvalho, Ricardo Henrique da Costa"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Prática psicológica baseada na evidência : conhecimento e aplicação em contexto português(2022) Carvalho, Ricardo Henrique da Costa; Oliveira, Célia Regina Gomes, orient.Dada a importância de implementar uma Prática Baseada na Evidência em Psicologia (PBEP), este estudo visou aferir as dimensões crenças/atitudes, barreiras/facilitadores e conhecimentos e práticas que psicólogos/as e psicoterapeutas, a exercer atividade em Portugal, revelam sobre a PBEP e respetiva implementação. Simultaneamente, pretendeu se identificar os preditores das dimensões avaliadas e determinar potenciais perfis de profissionais, em função dessas dimensões. Para o efeito, recorreu-se ao questionário HS EBP (adaptado de Fernández-Domínguez et al., 2017), administrado eletronicamente, que avalia as dimensões suprarreferidas. Participaram neste estudo 274 psicólogas/os, inscritos na Ordem dos Psicólogos Portugueses, com idades compreendidas entre os 24 e os 72 anos (M = 42.5; DP = 10.2). A maioria são do sexo feminino 82.1% (n = 225), com uma experiência profissional média de 15.6 anos (DP = 8.5). Os resultados indicaram que as dimensões crenças/atitudes e conhecimentos e práticas, com exceção das barreiras/facilitadores, apresentam valores significativamente superiores ao ponto médio da escala de avaliação (5.5) (p < .05). As análises de regressão demonstraram que a formação contínua para a melhoria profissional e a formação em PBEP foram os preditores mais representativos nas dimensões avaliadas. A análise hierárquica de clusters permitiu identificar 3 perfis de participantes, em função das respostas às dimensões do questionário HS-EBP: valores mais elevados em todas as dimensões (Cluster 3); valores mais baixos (Cluster 1); e valores intermédios (Cluster 2). Ao perfil mais favorável à adoção e implementação de PBEP (Cluster 3) associaram-se maiores níveis de formação (contínua para a melhoria profissional, especializada e avançada em PBEP). Atendendo ao seu caráter pioneiro, o presente estudo inaugura a investigação sistemática da PBEP em Portugal, contribuindo para: 1) caracterizar os conhecimentos e prática dos/as profissionais neste âmbito, 2) definir estratégias que promovam a adesão a este constructo e 3) identificar necessidades de formação e informação relativa aos princípios da PBEP.