Percorrer por autor "Castro, Juliana Valeska Brito de"
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Item Relação da violência doméstica com o aproveitamento escolar : percepções entre crianças e adolescentes, de uma escola municipal na cidade de Campina Grande - Paraíba(2017) Castro, Juliana Valeska Brito de; Richardson, Roberto Jarry, orient.Ao longo de toda a história, percebemos que as crianças e adolescentes foram sendo alvo da prática de disciplina rígida. Esta forma de educar com a presença de violência, na relação entre pais e filhos, ainda hoje é muito utilizada, o que nos faz acreditar que as correntes do patriarcalismo se arraigaram consolidando uma cultura semelhante à pedagogia correcional do passado, alterando apenas, os tipos de violência. Esta série de conflitos existentes, nesta difícil relação familiar, formaliza um ciclo continuo e vicioso, com o intuito de camuflar a problemática e coibi-la. Neste sentido interessa investigar e avaliar se existe relação de violência doméstica com o aproveitamento escolar. Foram aplicados cartões e questionários do instrumento CTSPC, as crianças e adolescentes, com 22 itens que permitem classificar e medir o uso de quatro práticas disciplinares, utilizadas pelos pais, numa Escola Municipal, na cidade de Campina Grande-PB. Os casos detectados pelo instrumento (CTSPC), versão portuguesa, revelam taxas elevadas de prevalência o que significa que alguns pais continuam a entender e praticar a disciplina com atos violentos, que se traduzem em ameaça psicológica; punição corporal; maus tratos físicos; maus tratos graves. Este estudo evidencia que tais práticas de criminalidade ocasionam prejuízos no aproveitamento escolar (aspectos cognitivos e sócios educativos), impedindo uma assimilação eficaz e um desenvolvimento sadio do aluno. Por último, e apesar do esforço e dos meios utilizados pela escola, as dificuldades de detecção, prevenção e intervenção ainda continuam, pois as mentalidades e os costumes impedem, ou dificultam, o trabalho desenvolvido por parte dos profissionais da educação.