Percorrer por autor "Chainho, Ana Cristina Carvalho"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Cooperar para atingir o sucesso: a dinâmica do programa de português, num curso de educação e formação, tipo 3(2013) Chainho, Ana Cristina Carvalho; Sanches, Isabel Rodrigues, orient.Este Trabalho de Projeto foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Especial: domínio Cognitivo e Motor da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. O referido Trabalho de Projeto incidiu sobre uma turma do Curso de Educação e Formação (CEF) de Mecânica de Automóveis Ligeiros, cujos alunos eram considerados como estando em situação de risco de abandono escolar. Deste modo, o enfoque foi quer nas competências socias quer nos conteúdos programáticos que estavam contidos no programa da disciplina de Língua Portuguesa de nono ano. O enquadramento teórico permite um melhor entendimento dos princípios orientadores da intervenção, nomeadamente sobre educação inclusiva, aprendizagem cooperativa e formas de intervir no insucesso escolar. Foram utilizadas várias técnicas para se obter o máximo de informação sobre os alunos da turma em análise, mais concretamente a sociometria, a entrevista, a observação e a análise documental. Ao longo da intervenção as atividades realizadas em aula foram escolhidas pelos alunos, com a ajuda da professora, de modo a que alcançassem o sucesso académico. No final de cada aula refletiam sobre o decurso da mesma e planeavam a sessão seguinte. No início do ano letivo os alunos revelavam dificuldades nos conteúdos da disciplina e na forma de estarem em aula. No entanto, ao longo da intervenção melhoraram quer a nível dos resultados escolares quer nas atitudes e comportamentos.