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Percorrer por autor "Chaves, Manuela Maria Teixeira Delgado"

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    Uma formação de professores para a promoção das aprendizagens dos alunos institucionalizados integrados no ensino regular
    (2014) Chaves, Manuela Maria Teixeira Delgado; Antunes, Roque Rodrigues, orient.
    A institucionalização de crianças/jovens com Necessidades Educativas Especiais inseridos no ensino regular tem sido uma problemática discutida ao longo dos tempos, umas vezes com maior outras com menor ênfase. Atualmente continua a ser uma questão debatida nas escolas, no sentido de conseguir proporcionar um ensino de qualidade para todos os alunos, mesmo os que apresentam particularidades distintas, alcançando assim uma Escola Inclusiva, uma Escola para Todos. A presente investigação pretende responder à questão: Como formar professores para a promoção das aprendizagens das crianças/jovens institucionalizados que venham a integrar o ensino regular? Neste sentido, para encontrar resposta à questão, foi concebida uma oficina de formação, que pretende promover o trabalho interpares dos professores do 1.º ciclo do Agrupamento a que pertencemos, que propicie o desenvolvimento profissional dos docentes participantes transformando a sua prática quotidiana. O professor não pode viver isolado. Vive inserido num determinado contexto que é muito útil para o seu desenvolvimento profissional. Nas ações a desenvolver durante esta oficina de formação estão incluídas apresentação partilhada das conceções que os professores têm acerca da institucionalização. Cada docente exporá as suas problemáticas. Formar-se-ão grupos de formação e de acordo com essas problemáticas, dando-se primazia ao trabalho em grupo. Far-se-ão recolhas de sugestões/experiências vividas com esses alunos para se poder ter em consideração as tarefas a desenvolver. Propõe-se a construção de materiais/instrumentos (grelhas, portefólios, powerpoints, prezis, uso dos recursos da escola virtual e jogos educativos). Realizar-se-á ainda planificação conjunta, fóruns de discussão, painéis sobre trabalho colaborativo, observação de aulas interpares, exploração de tarefas de investigação, análise dos programas de acordo com as metas de aprendizagem, partilha de experiências e reflexão conjunta. Desta forma, há grandes expectativas na envolvência dos professores neste projeto de tal modo que todos consigam rever e reformular as suas próprias práticas letivas, levá-las à discussão entre colegas, resolvendo problemas conjuntamente.
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