Logo do repositório
  • English
  • Português
  • Entrar
    Novo utilizador? Clique aqui para se registar. Esqueceu a palavra-chave?
  • Comunidades & Coleções
  • Percorrer repositório
  1. Página inicial
  2. Percorrer por autor

Percorrer por autor "Coelho, Nuno Alexandre Ferreira Pinheiro"

A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
  • Item
    O impacto do uso das redes sociais no ensino de desenho
    (2016) Coelho, Nuno Alexandre Ferreira Pinheiro; Costa, Maria da Conceição Gonçalves, orient.
    O presente relatório dá conta dos resultados da investigação que procurou estudar o contributo do uso do Facebook e Instagram em contexto escolar, junto de duas turmas da disciplina de Desenho A, do ensino secundário no ano letivo 2015/2016. O conhecimento prévio de que os alunos eram membros destas redes sociais para comunicação e lazer e as características das redes sociais foram dois fatores decisivos para a presente investigação. O trabalho enquadra a utilização das plataformas sociais do Facebook e Instagram em contexto escolar artístico, através do estado da arte do uso das redes sociais pelos jovens, bem como das redes sociais de trabalho, para as aprendizagens formais e informais do desenho. O processo da investigação configura um estudo de caso, combinando-se a observação participante com um questionário que procura averiguar a perspetiva dos alunos sobre a importância das redes sociais no seu processo de aprendizagem. Com as observações, intervenções, comportamentos e participações dos alunos damos conta da importância destas redes na cultura destes jovens, na aprendizagem do grupo de pares, e na apropriação de conhecimentos no processo ensino-aprendizagem. Como principal resultado da importância do Facebook e Instagram no ensino de Desenho e artes em geral, esta investigação mostra que o acesso a obras de artistas, cujo trabalho não está disponível em recursos educativos tradicionais é uma das mais valias, bem como o incentivo nos alunos a uma cultura de partilha e crítica do trabalho dos pares. O acesso às redes sociais pode ser um aliado da intermediação pedagógica que torna possível ao aluno desenvolver competências, aumentar o contacto com outros contextos socioculturais e desenvolver o seu sentido crítico.
Universidade Lusófona

Powered by DSpace Copyright © 2003-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contacte-nos