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Percorrer por autor "Coimbra, Ana Carolina Gomes"

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    Educação escolar indígena: afirmação da alteridade do grupo étnico Fulni-ô, Águas Belas, Pernambuco
    (2012) Coimbra, Ana Carolina Gomes; Tavares, Manuel, orient.
    A presente investigação trata-se de um estudo etnográfico na Aldeia Indígena Fulni-ô, localizada no município de Águas Belas, Pernambuco, Brasil. A pesquisa procura problematizar a Alteridade Indígena como propulsor para uma educação de qualidade para os povos autóctones a partir da Constituição Federal de 1988. Buscando compreender o modo como eles vêm se organizando para construir uma escola verdadeiramente indígena, sendo esta específica, diferenciada, comunitária, intercultural e bilíngue. Utilizamos a abordagem metodológica de natureza qualitativo-etnográfica que se apoiou nos procedimentos metodológicos que proporcionou os mecanismos necessários para a reflexão da educação escolar indígena para este grupo étnico. Mostrar–se–á nesta pesquisa as questões culturais e étnicas, reflexões sobre identidade e reconhecimento. Estas temáticas terão uma visão mais abrangente, um olhar dos índios do Brasil. E que através da educação familiar, das relações sociais e de parentesco dos índios Fulni-ô, se constroem as bases dos valores éticos para a formação da educação escolar. A estima e o respeito pelo idioma materno, o Yaathe, e sua tradição oral. E por fim o papel da educação escolar indígena, no contexto Nacional e especificamente a da etnia abordada. Todos os assuntos serão interligados ao foco central desta investigação, a Educação Escolar. Em contrapartida, apresentamos as falas dos professores Fulni-ô, revelando suas práticas desenvolvidas em sala de aula. Os professores têm a consciência de que a escola é um forte instrumento para manter viva a cultura Fulni-ô, por isso lutam por este direito de fato, e assim construir cidadãos brasileiros plenos.
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