Percorrer por autor "Cordeiro, Edmundo, orient."
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Item Aspectos documentais da mise en scène do filme – Aguarde! Por Favor(2010) Cravidão, Tiago Delgado; Cordeiro, Edmundo, orient.Este trabalho reflecte sobre a definição de cinema documental a partir da experiência de montagem do filme – Aguarde! Por favor. Parte assim do ponto de vista do montador para, com as suas ferramentas discursivas, reactualizar aquela discussão em torno das ideias de homeostasia, escala e resistência.Item ‘No quarto da Vanda’ e ‘Boca de lixo’ cinema, sociedade, conhecimento(2017) Sepulveda, Yuri de Aguiar Xavier; Cordeiro, Edmundo, orient.Essa dissertação faz uma análise comparativa entre o fazer fílmico do cineasta português Pedro Costa em “No quarto da Vanda”, as questões que levaram o realizador para Fontaínhas, o como a região mudou sua forma de ver e falar cinema, unidos com a ideia de mundo, referencias e momento em que vive, e o fazer fílmico do brasileiro Eduardo Coutinho em “Boca de Lixo”, suas ideias sobre cinema, sobre seu posicionamento enquanto realizador e as questões levantadas no Lixão de São Gonçalo. Ao longo da dissertação surge a necessidade de entender o como apesar das varias semelhanças de ideias dos diretores os filmes são tão diferentes; é a partir dessa constatação que entramos na questão da Epistemologia do Sul do sociólogo Boaventura de Sousa Santos; as questões de consolidação de discursos do hemisfério norte – que são as chamadas epistemologias dominantes – e a feita no hemisfério sul, a dita epistemologia do sul. Isto é, nessa dissertação existe um projeto de justificar as diferenças de linguagem e resultados dos diretores a partir do espaço ao qual os realizadores estão inseridos, ou seja, Costa em Portugal – estando, portanto, inserido num espaço de discurso dominante – e Coutinho no Brasil – produzindo o discurso à margem, com uma forma distinta de ver e falar sobre o mundo.Item Surto & deslumbramento : um estudo de caso(2018) Egito, Sofia Lemos do; Cordeiro, Edmundo, orient.O cinema pernambucano, realizado na região nordeste do Brasil, nas suas mais diversas vertentes, tornou-se uma das referências da produção latino-americana no mundo, unindo criatividade e experimentalismo em iniciativas marcadas pelo baixo orçamento. Dentro desse contexto, surgiu em 2012 o coletivo Surto & Deslumbramento, formado por André Antônio, Chico Lacerda, Fábio Ramalho e Rodrigo Almeida, uma proposta que desbravou de maneira bem-humorada caminhos pouco explorados ou subestimados pelos realizadores locais anteriores, a saber: o universo queer, o diálogo com a cultura de massa, a representatividade LGBTQI, a autorreferencialidade, a defesa da artificialidade, a quebra entre alta e baixa cultura, a discussão política através do sarcasmo, do humor e da irreverência. Partindo de um olhar reflexivo e panorâmico sobre a história recente da cinematografia pernambucana, o presente trabalho se firma como um estudo de caso que analisa as obras e a trajetória do coletivo, desde alguns projetos originários até os mais recentes lançamentos, culminando em um vídeo que passeia por sua cronologia, pinçando os elementos mais transformadores. De alguma forma, o Surto & Deslumbramento está implicado numa mudança na cadeia cinematográfica do estado, isto é, na incorporação de novos sujeitos, novas perspectivas e uma maior diversidade de olhares.