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Percorrer por autor "Correia, Carla Sofia Costa Fernandes"

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    O jogo na arte-exploração da criatividade artística através do uso de tecnologias de informação e comunicação
    (2024) Correia, Carla Sofia Costa Fernandes; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração; Costa, Maria da Conceição Gonçalves
    O presente relatório consiste numa investigação fundamentada sobre a importância da criatividade e o seu impacto nas aprendizagens, utilizando jogos digitais como instrumentos de ensino/aprendizagem, integrando o Ensino Artístico, a Educação para os Media e a Interdisciplinaridade e, ou potencial Transdisciplinaridade. Esta investigação foi aplicada a duas turmas do oitavo ano de um colégio privado, com média de idades de 13 anos e desvios padrão de 0,47 e 0,50, respetivamente. Na primeira turma, foi planificada uma Banda Desenhada que serviu de base para a criação de um videojogo, enquanto na segunda apenas se trabalhou a Banda Desenhada. Foi possível constatar a importância da implementação de estratégias de diferenciação pedagógica, não centralizadas na intervenção direta do professor, respondendo aos interesses e motivações dos jovens do século XXI e potenciando competências essenciais. Na Prática de Ensino Supervisionada, explorou-se a criatividade artística através do uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), utilizando a ferramenta de criação de videojogos Roblox, numa investigação-ação interdisciplinar, que permitiu o enriquecimento do processo educativo. O feedback da prática revelou oportunidades de aprender ensinando, evidenciado nas atividades planificadas que promoveram a aprendizagem em contexto de transdisciplinaridade. Numa reflexão ponderada, consideraram-se pertinentes as seguintes questões de investigação: qual o impacto dos jogos digitais como ferramenta de ensino na aprendizagem dos alunos? De que forma a relação entre o jogo e a Educação Artística pode facilitar a expressão da criatividade e do pensamento crítico nas competências necessárias para o século XXI? E de que modo o jogo pode ser uma estratégia na operacionalização da Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade no 3º ciclo? Observou-se, após a avaliação final do ano letivo, que a média global dos resultados em todas as disciplinas é muito similar nas duas turmas. No entanto, os dados confirmam um desempenho superior na turma que foi exposta aos jogos de aprendizagem, em comparação com a outra. Apesar de se tratar de um estudo exploratório, cujos resultados não podem ser generalizados, a criação do jogo parece indicar um impacto positivo no desenvolvimento das competências trabalhadas ao longo deste projeto. Palavras-Chave: Educação Básica, Arte, Media, Jogo, Investigação-ação, Criatividade
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