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Percorrer por autor "Correia, Mariana Raquel Faria"

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    Relações amorosas e íntimas em adolescentes e adultos com perturbação do espetro do autismo
    (2022) Correia, Mariana Raquel Faria; Beato, Ana, orient.
    A Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) é uma perturbação do neurodesenvolvimento e caracteriza-se, entre outros critérios, pela presença de comportamentos e interesses repetitivos/estereotipados, e por dificuldades nas relações interpessoais e na comunicação verbal e não-verbal com interferência em várias áreas do funcionamento, tal como nas relações de intimidade e na sexualidade. Estudos preliminares revelam que, apesar da maioria desejar relacionar-se com outras pessoas a nível íntimo, muitas pessoas com PEA tendem a isolar-se e a adotar comportamentos sexuais solitários. Apesar da importância do tema, poucos estudos debruçaram sobre o seu aprofundamento, nem incluíram as significações das pessoas com PEA sobre relações amorosas e sexualidade. O presente estudo tem, assim, como principal objetivo explorar as perceções e vivências das relações amorosas e intimidade em adolescentes e adultos com PEA. O desenho é qualitativo, transversal e exploratório. Participaram no estudo 22 adolescentes e adultos com diagnóstico de PEA (63,6% do sexo feminino), aos quais foi aplicada, individualmente, uma entrevista semiestruturada, construída especificamente para este estudo. As entrevistas foram analisadas a partir da análise temática e com recurso ao software NVivo. Os resultados realçam a presença de três temas principais. O primeiro foi as Relações Amorosas e tem como subtemas o Desenvolvimento das relações, a PEA tem impacto nas relações, Benefícios da relação, Caraterísticas das relações, Fim das relações, Caraterísticas do parceiro e a Manutenção das relações. O segundo tema foi a Sexualidade que tem como subtemas o (Des)Interesse sexual, a Masturbação, Toque, Hiper ou hipo sensibilidades e a Atividade sexual. O terceiro foi a Educação sexual com os subtemas Conhecimento sexual, Fontes de Informação, Educação sexual direcionada para as pessoas PN e a Intervenção na sexualidade. Compreender as dificuldades e necessidades das pessoas com PEA permitirá enriquecer a avaliação e a intervenção com jovens e adultos nesta área, assim como identificar temas e ferramentas de educação sexual adaptadas a esta população. Os principais resultados mostram que os sintomas da PEA afetam negativamente as vivências nas relações amorosas/íntimas e na sua sexualidade. Desta forma, torna-se imperativo desenvolver um programa de Educação sexual mais adequado e direcionado para as dificuldades apresentadas.
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