Percorrer por autor "Costa, Carlos Manuel Dias"
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Item Inclusão e a Educação Fisica(2014) Costa, Carlos Manuel Dias; Sousa, Luís de, orient.O presente estudo nasce da inquietação do autor acerca da dicotomia entre a Inclusão e a Educação Física e teve como objetivo investigar as perceções que os professores de Educação Física, colocados nas Escolas designadas por TEIP-Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, criadas pelo despacho nº. 147-B ME 96, de 8 de Julho, assumem face ao paradigma da escola para todos. A investigação que se segue foi organizada em duas vertentes, revisão da literatura e trabalho empírico e apoiou-se no Índex para a Inclusão, dado tratar-se de um recurso de apoio ao desenvolvimento das escolas e dos docentes, sobre novos caminhos de atuação da comunidade educativa. Como forma de verificar os índices de inclusão prestados pelas escolas e pelos professores de Educação Física, a nível nacional, foram analisados 243 questionários ”Indicadores para a Inclusão”, cuja matriz foi construída com base em várias investigações realizadas ao nível da Unesco. A reflexão sobre esta temática assume-se como determinante dado as dificuldades em responder à diversidade das necessidades dos alunos. A diferenciação do ensino, a criação de políticas, práticas e culturas inclusivas são importantes para o bem-estar da comunidade educativa e fulcrais para o sucesso escolar e social de todos os alunos. Os resultados demonstraram que, a idade, a escola de formação e a experiência profissional não influenciam as Politicas, Culturas e Práticas Inclusivas dos Professores de Educação Física, enquanto, o género, influência as Politicas e as Práticas Inclusivas. Verificou-se ainda maior influência das Culturas inclusivas, do que das Politicas e das Práticas Inclusivas, ao nível das DREs. Podemos ainda concluir que a premissa estabelecida nos Programas Nacionais de Educação Física (p.8) se verifica, pois a disciplina é inclusiva, uma vez que nenhum aluno pode ser excluído por dificuldades ou aptidão insuficiente, nem por exigências gerais que deixem de considerar as suas possibilidades.