Percorrer por autor "Costa, Elen Kretly Pretel Busto Dias da"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item A experiência reflexiva e o comportamento nas aulas de Educação Visual: ‘Projeto Geojogo’: uma investigação-ação no 8º ano de escolaridade(2014) Costa, Elen Kretly Pretel Busto Dias da; Sousa, Óscar Conceição de, orient.O presente relatório de investigação partiu de uma preocupação levantada no estágio realizado, numa turma do 8º ano do 3º ciclo do Ensino Básico, no âmbito do mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Tem como base uma experiência de investigação-ação, cujo objetivo principal é analisar se as atividades que estimulam o “pensamento reflexivo” melhoram os níveis de atenção, participação e rendimento nas aulas de Educação Visual. A metodologia da investigação será orientada para a melhoria da prática pedagógica de modo a tentar resolver problemas de indisciplina, potenciar a participação da turma nas atividades de ensinoaprendizagem e contribuir para construção de um ambiente mais calmo e produtivo. De certa forma pretendo resignificar o conceito de “experiência reflexiva” invocado por Dewey (1953, 1959) estabelecendo uma relação entre o ato de pensar, e a gestão do comportamento na sala de aula, permitindo que os alunos desenvolvam um pensamento crítico sobre a importância do “saber estar” (Delors, 1996).