Percorrer por autor "Costa, Oberdan Santos da"
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Atitude, práticas e tecnologias: iniciativas dos gestores nas organizações públicas e privadas para um desenvolvimento sustentável(Edições Universitárias Lusófonas, 2019) Costa, Oberdan Santos da; Costa, António Augusto Teixeira da; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoMilhares de equipamentos tem sido descartados pelas organizações por estarem obsoletos, alguns pelo alto consumo de energia e outros por não terem mais capacidade de processamento e armazenamento dos dados da organização. O presente estudo tem como objetivo estimular a reflexão nos gestores de TIC nas organizações públicas e privadas, de tal maneira que repensem suas atitudes, práticas e uso das tecnologias (APTs), e promovam uma conscientização sobre o desenvolvimento sustentável para todos na organização. Foi utilizada uma abordagem de natureza quantitativa para a obtenção dos dados. Os resultados indicam que as iniciativas dos gestores de TIC, para um desenvolvimento sustentável, tem se traduzido num maior controle de gastos; questões da infraestrutura de processamento e armazenamento de dados da organização; aquisição e construção de infraestrutura mais eficaz para o ambiente e TIC. O processo de conscientização e as ações dos gestores, influenciam as melhorias no local de trabalho, em geral e, também, na vida dos funcionários.Item Gestão verde de tecnologia da informação e comunicação nas organizações públicas e privadas na Região Metropolitana de São Luis, Estado do Maranhão: boas práticas de iniciativas para um desenvolvimento sustentável(2014) Costa, Oberdan Santos da; Costa, António Augusto Teixeira da, orient.Diversos problemas ambientais causados pelas atividades industriais e comerciais envolvendo a área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), tais como a exploração de recursos naturais (Pavlakis, Alexandry & Sieber, 1996; Walsh, 2011), a geração de energia (Platt, 2007; Salehfar & Benson, 1998), e eliminação de resíduos tóxicos (Harris & McCartor, 2011), têm se tornando uma constante em todo o mundo. TI Verde abrange uma ampla gama de atividades organizacionais, tais como práticas humanas e gerenciais relativas a todo o ciclo de vida de uma infraestrutura de TI (Molla, Cooper & Pittayachawan de 2011). O tema “Gestão verde das TIC” é muito presente e têm agregado diferenciais competitivos as organizações, pois tem incorporado sustentabilidade nas crenças, atitudes, implantações e alienações de ativos técnicos das TIC e em seus processos das TIC, práticas e políticas e nos sistemas de governança para assegurar de forma combinada o cumprimento interno e externo das expectativas de sustentabilidade. O presente estudo buscou identificar quais dos segmentos de atuação (governo, construção civil, comercio, serviço e educação) na região metropolitana de São Luís, estado do Maranhão vem adotando boas praticas de iniciativas para um desenvolvimento sustentável, bem como descrevê-las. Para tanto, foi realizado uma pesquisa exploratório-descritiva de natureza quantitativa, com utilização do método levantamento (survey). Como instrumento de coleta dos dados, foi utilizado um questionário estruturado com 28 iniciativas práticas baseado no modelo G-Predisposição de Molla 2009. Molla (2009) considera cinco dimensões: Atitudes, Políticas, Práticas, Tecnologia e Governança. O questionário foi enviado por e-mail, onde 28 profissionais atuantes na área de Tecnologia da Informação e comunicação no Maranhão participaram da pesquisa. Técnicas estatísticas descritivas e multivariadas foram aplicadas com os softwares: SPSS V17, Minitab 16 e Excel Office 2010. Foram utilizados testes não paramétricos, pois o conjunto de dados possui uma amostragem inferior a 30 sujeitos. Em resposta ao objetivo desta pesquisa, apesar da alta variabilidade obteve-se no Geral a média de 2,58 ± 0,13, um valor bem intermediário. O bloco com maior pontuação foi Práticas com 3,07 e de menor média foi Políticas com 2,19. O resultado geral (todas as perguntas juntas), temos que o segmento com a maior média foi Construção Civil com 3,47,mas que ao analisar os p-valores da tabela 10, não encontramos diferença para o segmento de Educação com média de 3,01 (p-valor =,0733).