Percorrer por autor "Costa, Pedro Miguel Alves Felício Seco da, orient."
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Medir - Avaliar - Aferir – Apreciar: contributos para um referencial de qualidade de gestão para teatros de serviço público(2013) Branco, Margarida Paula Chamiço Heitor Dias; Costa, Pedro Miguel Alves Felício Seco da, orient.; Flores, Victor, orient.Este estudo procura respostas às questões: “o que se espera de um teatro enquanto equipamento cultural de serviço público?” e “como saber se um teatro desenvolve a sua actividade com qualidade?” Quanto à primeira questão, importa definir os requisitos num sistema normativo, ou referencial, que irá servir para avaliar se um certo teatro os está a cumprir, respondendo-se assim à segunda questão. Propõe-se como ponto de partida a norma ISO 9001:2008, concebida a pensar no contexto empresarial, e que terá de ser modificada para se adequar às organizações culturais. Esta adaptação passa por identificar as diferenças que existem entre o sector cultural e as empresas. O capital cultural, em sentido económico, enquanto património identitário de um território, e em sentido sociológico, enquanto capacidade de um indivíduo para apreciar bens culturais e artísticos, é o conceito sobre que se centra esta diferenciação, que tem implicações fundamentais na gestão, incluindo na gestão da qualidade. Estas implicações, somadas às constatações empiricas obtidas no estudo de caso realizado no Teatro Municipal de Faro – Teatro das Figuras, e em entrevistas a responsáveis de outras quatro instituições teatrais, foram as bases para as propostas de requisitos num referencial de gestão de qualidade para os teatros de serviço público.