Percorrer por autor "Demeda, Clenice Teresinha Favero"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Corpo e escrita: a grafomotricidade na educação infantil(2013) Demeda, Clenice Teresinha Favero; Rocha, Leonardo Manuel das Neves, orient.A dissertação “Corpo e escrita: a grafomotricidade na educação infantil” tem por objeto de estudo o desenvolvimento psicomotor e a grafomotricidade sendo essa um dos aspectos preponderantes para à aquisição da escrita. Para tanto, contou-se com um grupo de seis crianças na faixa etária entre 5 e 6 anos de idade integrantes do nível V da educação infantil. A investigação recorreu aos princípios da pesquisa participante nos conformes da abordagem qualitativa, na qual se pode observar e acompanhar o desempenho psicomotor das crianças através da relação teoria/prática da psicomotricidade. Assim, foi possível entender a complexidade que envolve corpo, desenvolvimento psicomotor, cognição e psique como princípios que unificam o ser humano, possibilitando à criança apropriar-se das aquisições psicomotoras, principalmente a grafomotricidade. A abordagem teve como referencial teórico as obras de Acouturie (2007), Boscaini(1998), Fonseca (2008), Levin (2002), Le Boulch (2001), Ferreira(2008) , Piaget(1973), Oliveira (2010) Kramer (2009), Vygotsky (1996), entre outros. Com esse cenário, podem-se apresentar três pontos fundamentais: o princípio da educação infantil no Brasil, corpo e desenvolvimento psicomotor como pressuposto da grafomotricidade, escrita e aprendizagem a partir da concepção da psicomotricidade e da educação e seus efeitos no desenvolvimento infantil. Através dos recursos metodológicos da psicomotriciade pudemos constatar que ocorreu evolução no desenvolvimento psicomotor e grafomotor das crianças colaboradoras.