Percorrer por autor "Dias, Damasceno, orient."
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Item A importância do feedback associado à inteligência emocional em contextos organizacionais(2017) Oliveira, Camila Teles de; Dias, Damasceno, orient.Esta investigação consiste em uma análise realizada entre Junho de 2015 e Novembro de 2016 sobre práticas de gestão empresarial com foco na inteligência emocional e no feedback. Os estudos mais recentes sobre a inteligência emocional apontam que líderes de excelência atuam e comunicam-se embasados nas competências da inteligência emocional, competências fundamentais para uma gestão eficaz. A partir desse ponto coloca-se em evidência as características institucionalizadas da comunicação interna, mais especificamente o feedback, como ferramenta para uma gestão eficiente. Tencionou-se, portanto, perceber o impacto da forma como os líderes atuam e se comunicam em relação aos colaboradores e as possibilidades de otimização dos resultados organizacionais a partir do uso do feedback. Para tanto, foram feitas entrevistas com vinte e nove colaboradores e onze lideranças do Hotel InterContinental Lisboa, em Portugal, amostra essa escolhida dento do Universo da Rede IHG InterContinental Hotels Group. As análises possibilitaram o reconhecimento da utilização do feedback como ferramenta de gestão que legitima a influência das emoções no desempenho dos colaboradores e do próprio líder.Item O papel do líder na gestão de conflitos no setor público em Angola(2019) Ribeiro, Stefânia Gisela Bernardo; Dias, Damasceno, orient.Este estudo foi realizado num contexto da administração pública, designadamente no Ministério da Educação de Angola, e teve como principal objetivo verificar a relação entre o desempenho dos papéis de liderança e estilo de conflitos. Para tal, foi realizado um estudo de cariz quantitativo, descritivo, incidindo numa amostra constituída por 70 colaboradores do Ministério de Educação Angolano. Na recolha de dados foi aplicado um questionário constituído por três partes que visava obter: dados sociodemográficos, papéis de liderança com a utilização do questionário de Quinn e os estilos de conflitos com recurso ao questionário ROCI II (Rahin Organizational Conflict Inventory). Os resultados apontam para o reconhecimento do desempenho de todos os papeis de liderança, verificando-se o papel de mentor e o de coordenador como os menos importantes, e os papeis de monitor e diretor como os papeis mais relevantes, destacando-se também para as dimensões ligadas à definição de objetivos e ainda à apresentação e análise de informação. No que diz respeito à gestão de conflito, a principal conclusão é que os colaboradores do MED (Ministério da Educação de Angola) utilizam mais o estilo de acomodação e evitação, quando o conflito é com os chefes e o estilo de colaboração quando o conflito é com os colegas de trabalho. Sendo o estilo de dominação o menos utilizado com os chefes e o estilo de acomodação o menos utilizado com os colegas de trabalho.