Percorrer por autor "Duque, Carolina Melo Romeiras"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Relatório de estágio pedagógico em Educação Física realizado no Agrupamento de Escolas Braamcamp Freire(2025) Duque, Carolina Melo Romeiras; Faculdade de Educação Física e Desporto; Henriques, João Jorge ComédiasO presente relatório reflete de forma crítica as decisões, reflexões e resultados alcançados durante o Estágio Pedagógico em Educação Física, desenvolvido na Escola Secundária Braamcamp Freire no ano letivo de 2023/2024. Este documento analisa detalhadamente o trabalho realizado nas áreas de Lecionação, Direção de Turma, Desporto Escolar e Seminário. Na Lecionação, as estratégias utilizadas ao longo do ano letivo permitiram aos alunos cumprir todos os objetivos propostos para as áreas das atividades físicas, aptidão física e área de conhecimentos. A área de Lecionação foi desafiadora uma vez que houve uma necessidade de adaptar todos os exercícios pela presença dos alunos com necessidades educativas especiais. O projeto de lecionação "O Ensino Contínuo da Área de Conhecimentos nas Aulas de Educação Física" permitiu que a esta fosse lecionada ao longo de todo o ano letivo, de forma inovadora em que os alunos eram o maior interveniente com as matérias. Na Direção de Turma foi desenvolvido o projeto "Inclusão e Participação Ativa dos Alunos do Ensino Regular nas Aprendizagens dos Alunos com Necessidade Educativas Especiais" já que nas primeiras etapas aferi que o contacto entre os alunos com necessidades educativas especiais e os alunos do ensino regular eram nulas e apenas ocorriam dentro das aulas de educação física. A saída de campo permitiu que os alunos tivessem de trabalhar de forma cooperativa, promovendo interação durante um todas as atividades. No Desporto Escolar pertenci ao núcleo de Basquetebol da Escola Básica da Pontinha. Neste núcleo houve a necessidade de utilizar o espaço interior que não apresentava condições ideais para a prática do basquetebol, uma vez que sempre que chovia, os treinos não se realizavam. Desta forma o projeto "Continuidade do Ensino do Basquetebol - Polivalência de Espaços" permitiu que mais treinos se realizassem, sem que os alunos fossem prejudicados nas suas aprendizagens. No Seminário após analisar quais as limitações no ensino da área de conhecimentos, decidi realizar o projeto "Contribuir para o ensino contínuo da área de conhecimentos." Assim, apresentei ao Grupo de Educação Física métodos que os professores podiam implementar para que a área de conhecimentos possa ser lecionada de forma continua ao longo do ano.