Logo do repositório
  • English
  • Português
  • Entrar
    Novo utilizador? Clique aqui para se registar. Esqueceu a palavra-chave?
  • Comunidades & Coleções
  • Percorrer repositório
  1. Página inicial
  2. Percorrer por autor

Percorrer por autor "Estrela, Elsa"

A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
  • Item
    Inovação e mudança na formação de professores : reflexões sobre o processo de autonomia e flexibilização curricular em duas escolas da região de Lisboa
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2020) Estrela, Elsa; Ricardo, Maria Manuel Calvet; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
    Num contexto de uma sociedade individualizada e tecnológica, com novos e contraditórios mandatos dirigidos à escola, assistimos a uma tendência universal de introdução de sistemas de inovação curricular, com claras consequências para o sentido e o exercício da profissão docente. Inscritos no conceito de Ciência Pública, que assume o conhecimento socialmente enraizado e compartilhado como aquele que pode permitir o desenvolvimento, individual e coletivo, o estudo e a reflexão apresentada recaem sobre os resultados recolhidos junto dos docentes de dois agrupamentos escolares que aderiram ao Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC). No quadro de uma investigação qualitativa, foram utilizados três instrumentos para a recolha de dados – documentos, questionários e observação participante – com o objetivo de identificar o processo de inovação definido em cada agrupamento escolar, bem como as conceções que subjazem à prática docente dos formandos, nomeadamente aquelas que estão no centro do processo de inovação e mudança em que participavam: currículo, professor e aluno. Os resultados apontam para a manutenção de conceções tradicionais de currículo, professor e aluno, assumindo em relação aos últimos uma representação pouco positiva, o que parece limitar e dificultar os processos de inovação a que as suas escolas aderiram. Simultaneamente, também não existe o desenvolvimento de políticas educativas integradas potenciadoras de transformação na sala de aula.
  • Item
    Inovações e reflexões sobre a educação e a investigação no contexto universitário
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2025) Cerruti, Vanessa Sofia Ferreira de Carvalho Chamorro Russo; Thomas Dotta, Leanete; Dantas, Lucimar Almeida; Estrela, Elsa; Sin, Cristina; Teodoro, António; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
Universidade Lusófona

Powered by DSpace Copyright © 2003-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contacte-nos