Percorrer por autor "Estrela, Elsa Maria Bacala, orient."
A mostrar 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de ordenação
Item À raiz do problema do pensamento reflexivo : a aprendizagem experiencial colaborativa de KOLB em estudantes de marketing(2022) Bogas, Paulo Sérgio Ribeiro de Araújo; Estrela, Elsa Maria Bacala, orient.As intervenções pedagógicas experienciais oferecem a possibilidade de desenvolverem abordagens à aprendizagem profundas através de oportunidades de experimentação, embora grupos de estudantes sejam menos permeáveis a este tipo de abordagem. Estas intervenções carecem de caraterísticas importantes a serem valorizadas por educadores de marketing. Deste modo, o objetivo do estudo pretendeu identificar os fatores que ajudam a compreender a razão pela qual alguns educandos, após uma intervenção pedagógica, no âmbito de uma unidade curricular específica, desenvolvem uma abordagem à aprendizagem profunda e outros superficial, bem como, identificar as estratégias que melhor se adequam a cada perfil de estudante. Para tal, recorreu-se a uma intervenção pedagógica de natureza quasi-experimental, com metodologia mista. Como resultados principais aponta-se para que, perante um mesmo contexto, a resposta dos estudantes em termos de abordagens à aprendizagem pode ser descrita como: estudantes que reforçam a abordagem profunda inicial, estudantes que mantém o nível de abordagem profunda inicial e outros que mudam de uma ênfase na abordagem profunda para uma mais próxima de superficial. O resultado da investigação sugere a inclusão de atividades pedagógicas e uma didática integradora de diferentes motivações e estratégias iniciais, conducentes a uma possível adoção de abordagens profundas, uma vez que revelou diferenças estatísticas significativas na diferença nos scores da abordagem profunda/superficial e o nível experiencial percecionado e a diferença no score da abordagem profunda/superficial. Ao se ter identificado três perfis de estudantes com graus diferentes de permeabilização a uma intervenção pedagógica, sugere-se, assim, estratégias de intervenção distintas e concomitantes que permitam integrar as motivações e estratégias respetivas dos três grupos conducentes, possivelmente, à adoção de abordagens descritas como profundas, em detrimento das superficiais. A relevância/originalidade desta investigação resulta da metodologia mista a qual contribui com sugestões de atividades pedagógicas, a viva-voz, que permitem uma maior integração de estudantes com perfis distintos.Item Desenvolvimento profissional docente e os processos de inovação pedagógica na escola: desafios e dilemas para professores dos anos iniciais do ensino fundamental em porto seguro – Bahia(2022) Ferreira, Kátia Caroline Souza; Estrela, Elsa Maria Bacala, orient.O presente estudo busca compreender os desafios e os dilemas enfrentados por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em Porto Seguro – Bahia – Brasil, ao lidarem com as demandas de processos de inovação pedagógica em seu desenvolvimento profissional. O estudo parte da ideia de que o desenvolvimento profissional docente integra a reflexividade da prática, o que reverbera na transformação de suas práticas pedagógicas em sala de aula. Para a discussão, neste trabalho, elegemos três categorias teórico-analíticas: o “desenvolvimento profissional docente”, que está relacionado com a melhoria das condições de trabalho, da autonomia e da capacidade de ação dos professores, como um processo de desenvolvimento ao longo da vida, superando a fragmentação de momentos formais, tanto da formação inicial, quanto da continuada “inovação pedagógica”, a qual é associada à renovação pedagógica, à mudança, à melhoria, e envolve diversos contextos relacionados à educação, a exemplo de programas de ensino, escola, currículos; e “currículo”, compreendido como um conceito que interioriza lutas simbólicas e que tem potencial de agregar uma perspectiva intercultural. Assim, produzimos este trabalho com o objetivo de contribuir qualitativamente com as discussões pedagógico-científicas desenvolvidas nas variadas instâncias que fomentam a efetivação de políticas públicas para a formação de professores, visando o desenvolvimento profissional docente. A pesquisa foi realizada no município de Porto Seguro, situado no Extremo Sul do Estado da Bahia, Brasil, com professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental das escolas da rede pública municipal de ensino. A metodologia utilizada foi a de natureza qualitativa, de caráter descritivo, recorrendo a uma triangulação de instrumentos e procedimentos de recolha de informações, tais como análise documental, entrevistas e grupos focais. O procedimento utilizado para a análise dessas informações foi a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011). A análise das narrativas dos 12 participantes da pesquisa evidenciou que o estímulo e investimento na inovação pedagógica no município se encontra em restrição, visto que os 12 professores pontuam situações de faltas e ausências, o que aponta para carências na oferta de cursos pela Secretaria Municipal de Educação, no que tange à temática, bem como para cursos acionados pelos professores, com custos particulares, nesta mesma área. Há pouco aprofundamento teórico sobre o que vem a ser a inovação pedagógica e pouco espaço de trocas para movimentos e transformações em curso no município, o que se apresenta como desafios que necessitam ser contidos ou minimizados, no cotidiano docente. Assim sendo, é preciso avultar que, embora haja um caminho sendo percorrido do paradigma tradicional para o emergente, isso ocorre de forma restrita, considerando a necessidade de acompanhamento das inovações ocorrentes nos espaços sociais, ambientais e particulares da vida humana, especificamente no âmbito educacional.Item O ensino das artes visuais na educação secundária : contributos para o desenvolvimento de uma consciência sustentável e atitude ambiental nos alunos(2022) George, Maria Margarida Mendonça Valle da Silva; Estrela, Elsa Maria Bacala, orient.Para o desenvolvimento de uma verdadeira consciência sustentável, é necessário que a educação promova o desenvolvimento global do ser humano em todas as suas múltiplas dimensões (cognitivas, afetivas, intuitivas, sensoriais, éticas e estéticas). O conhecimento e a aprendizagem podem moldar o futuro da humanidade e do planeta. Reconhecendo a importância da educação artística neste contexto, o presente estudo de caracter exploratório e qualitativo, tem a intenção de analisar e compreender de que forma o ensino das artes visuais pode contribuir para o desenvolvimento de uma consciência sustentável e atitude ambiental nos alunos, contribuindo ativamente na construção do perfil do aluno. Através da investigação participativa, desenvolveu-se no âmbito do exercício da prática de ensino supervisionado, um projeto com uma turma de 12º ano de Desenho A. Recorrendo a técnicas e atividades, que conciliaram harmoniosamente a aprendizagem e a natureza, preservando a liberdade criativa e a plasticidade artística. Procedeu-se ao estudo do tema aplicando o método de investigação-ação, evidenciando os pontos de convergência entre a educação artística (artes visuais), a educação ambiental, a sustentabilidade e a ecopedagogia. Os resultados obtidos validam a importância da introdução de abordagens e praticas mais sustentáveis e ecológicas, nas disciplinas de artes visuais, como veículo de consciencialização para o desenvolvimento sustentável e mudança de atitudes nos alunos. Nomeadamente ao nível cognitivo, comportamental, social e emocional.Item A importância do método para a formação do aluno do século XXI(2020) Ruivo, Pedro Manuel de Almeida Rocha; Estrela, Elsa Maria Bacala, orient.A presente dissertação, de natureza exploratória, procura responder à questão de como pode um método por projeto em Educação Visual contribuir para o desenvolvimento das competências enunciadas no Perfil Dos Alunos À Saída Da Escolaridade Obrigatória. Realizou-se o estudo segundo a metodologia de investigação-ação, durante uma Unidade de Trabalho de médio prazo (segundo e terceiro período). Com base no estudo da literatura sobre metodologia e ensino das artes e as dificuldades da formação para a cidadania, considerou-se importante desenvolver com os alunos um trabalho de projeto, de modo a desenvolver as competências sociais e humanas, de acordo com os conteúdos programáticos da disciplina de Educação Visual por forma a desenvolver a sua criatividade, autonomia e reflexão em cooperação com o outro. Entendemos que, na atualidade, é muito importante que o ensino das artes contribua mais significativamente na formação dos jovens nas dimensões intelectual, humana e promoção da sua participação ativa na resolução de problemas. O método aplicado procura desenvolver aquelas dimensões e proporcionar um pensar a arte e os seus processos de criação. Consideramos que o estudo permitiu identificar benefícios no processo de trabalho nos resultados alcançados, bem como compreender os contextos do seu desenvolvimento.Item Indagações sobre currículo: processo de recontextualização em uma escola potiguar(2016) Marinho, Vânia Maria Benevides; Estrela, Elsa Maria Bacala, orient.A investigação desenvolvida na presente dissertação teve como foco averiguar as concepções dos professores sobre o currículo em uma escola pública do Ensino Fundamental, em Natal, no Rio Grande do Norte – Brasil, tendo como objeto de estudo o documento “Indagações sobre Currículo”, especificamente o eixo Currículo e Desenvolvimento Humano, como mobilizador para as concepções dos professores sobre Currículo na reorganização da Proposta Curricular, bem como os estudos do sociólogo inglês, Basil Bernstein, fundamentando o processo de recontextualização do discurso pedagógico. Tal investigação caracterizou-se como sendo exploratória com abordagem qualitativa na análise dos dados e, além de ser qualitativa, a pesquisa também é bibliográfica e de campo, pois contou com a participação de 03 (três) educadores da referida escola, que foram entrevistadas. Diante da concepção de currículo apresentada, considerou-se que o objetivo proposto foi alcançado, observando-se que a escola investigada foi uma das poucas que estudou o documento do Ministério da Educação, de acordo com um estudo prévio realizado pela autora nas escolas públicas do município de Natal, e que sistematiza a Proposta Curricular no Projeto Político Pedagógico. E mais ainda, recontextualiza o discurso pedagógico de acordo com as práticas. Ao término do estudo, constatou-se que a investigação proporcionou uma contribuição para sugerir uma política de formação inicial e continuada dos professores, estabelecendo como base um aprofundamento no que se refere às indagações sobre currículo e os processos de recontextualizacão do discurso pedagógico na escola na perspectiva de desenvolvimento humano.Item Leito de procusto, uma herança em remissão? A organização do trabalho educativo para uma nova escola(2021) Esménio, Catarina Maria Pinto Loureiro Boléo Tomé; Estrela, Elsa Maria Bacala, orient.Perante um processo de globalização instalado, de massificação do ensino e alargamento da escolaridade obrigatória, numa sociedade «líquida» e volátil, que sofre alterações demográficas, económicas, políticas, culturais e tecnológicas a uma velocidade nunca antes vista, a escola, ao invés de antecipar essas mudanças, foi lidando com as diversas metamorfoses defensivamente, insistindo em manter a mesma gramática escolar que segue uma pedagogia transmissiva, coletiva e uniforme, mostrando-se incapaz de responder positivamente a esta transformação contínua do seu público. Torna-se, assim, imperativo antecipar essas mudanças, adaptar-se a contextos sociais em transformação e impor soluções diversificadas que, garantindo a qualidade educativa para todos, respondam à heterogeneidade existente, assim como aos desafios que a sociedade futura nos impõe. A presente dissertação pretende, no contexto da Escola de Comércio de Lisboa, onde a autora trabalha há mais de 20 anos, debruçar-se sobre as mudanças efetuadas no modelo escolar através do desenvolvimento do projeto de inovação educativa «SER», investigando sobre a congruência entre o modelo idealizado pela escola - que advoga pedagogias ativas e diferenciadoras para o desenvolvimento integral do aluno, com vista ao seu sucesso pessoal e profissional - e as perceções dos atores fundamentais, professores, alunos e seus encarregados de educação. Seguindo sempre uma estratégia de análise qualitativa, pretendeu-se, igualmente, analisar comparativamente os resultados entre alunos abrangidos e não abrangidos pelo Projeto SER, na tentativa de que todos os dados recolhidos nos ajudassem a refletir sobre o trabalho desenvolvido e encontrar possibilidades para uma maior compreensão do problema investigado e, numa lógica de participação e responsabilização, a melhoria da própria instituição de ensino, onde nos encontramos, não só no papel de investigadores, como igualmente de sujeitos de investigação. O estudo mostra os ganhos significativos da comunidade escolar, nomeadamente em termos de melhoria das aprendizagens, de reconhecimento e confiança por parte de alunos, encarregados de educação e professores e de surgimento de uma nova cultura profissional, assente na interação e colaboração entre pares, a qual reflete uma comunidade de aprendizagem.