Percorrer por autor "Farias, Salete Silva"
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Item O impacto dos estereótipos de gênero no Gender Gap em contexto escolar na área STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics) no Instituto Federal do Maranhão – Campus São Luís Monte Castelo(2024) Farias, Salete Silva; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração; Martins, Alcina Manuela de OliveiraA pesquisa tem como foco a marcante sub-representação de mulheres nas áreas STEM (Ciência,Tecnologia, Engenharia e Matemática), buscando analisar os fatores que explicam essa significativa disparidade de gênero. A investigação foi conduzida no contexto escolar, especificamente nos cursos STEM do IFMA Campus Monte Castelo, localizado em São Luís do Maranhão - Brasil. Os fundamentos teórico-metodológicos adotados seguiram o paradigma de Investigação Fenomenológico Interpretativo, incorporando abordagens tanto qualitativas quanto quantitativas. A população estudada incluiu adolescentes do sexo feminino matriculadas em cursos STEM de nível médio, bem como mulheres matriculadas em cursos STEM de nível superior no IFMA Campus Monte Castelo. Utilizou-se um questionário para coletar dados das participantes, e foram conduzidos três grupos focais com mulheres e um grupo focal com as adolescentes participantes. Adicionalmente, foram realizadas entrevistas com os Coordenadores de Curso dessas participantes. A análise qualitativa dos dados empregou a análise de conteúdo, organizada por meio do software Atlas.ti. Na análise quantitativa, recorreu-se à Análise Fatorial Exploratória para examinar as propriedades psicométricas do instrumento, seguida pela aplicação de estatística inferencial. Os resultados destacam que os fatores contribuintes para essa sub-representação estão distribuídos entre aspectos Individuais, Familiares, de Pares e Escolares, impactando negativamente o progresso, desempenho e retenção de mulheres nessas áreas, mesmo após ingressarem nos campos STEM. Uma análise aprofundada revelou subfatores específicos em cada um desses âmbitos. Observou-se que situações de preconceito de gênero ocorreram com maior frequência nas interações entre as participantes e seus colegas, permeando vários contextos, incluindo relações com colegas, docentes e familiares. Conclui-se que as razões para a escolha de cursos STEM não estão diretamente vinculadas à influência parental ou docente. Outros subfatores identificados, como autopercepção e habilidades matemáticas, identidades STEM, envolvimento e presença feminina nessas áreas e na docência STEM, atuam como fatores motivadores, exercendo influência direta e empática por parte das professoras e recebendo apoio familiar. Além de evidenciar a persistência do gender gap nos cursos STEM oferecidos pelo IFMA - Campus Monte Castelo, esta pesquisa proporciona contribuições significativas para a Educação, oferecendo insights valiosos sobre a sub-representação feminina nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.