Percorrer por autor "Fernandes, Ana Cristina Bento"
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Item Trabalho Colaborativo/Interpares e o Desenvolvimento Profissional do Professor de Física e Química(2013) Fernandes, Ana Cristina Bento; Antunes, Roque Rodrigues, orient.O trabalho colaborativo/interpares é tido como uma estratégia promotora do desenvolvimento pessoal e profissional do professor. É um processo com dimensões individuais e coletivas que se deve materializar dentro da instituição. Urge uma cultura colaborativa no seio dos departamentos curriculares que influencie o saber, mas também as capacidades e vivências individuais. O interesse pelo tema partiu do nosso contexto profissional e resulta da constatação da escassez de trabalho colaborativo/interpares no grupo disciplinar de física e química. Assim, este estudo foi orientado a partir da seguinte questão: como implementar o trabalho colaborativo/interpares no grupo de recrutamento de física e química no sentido do desenvolvimento pessoal e profissional destes docentes? A literatura referente à colaboração interpares e ao desenvolvimento profissional docente advoga que o professor deve usufruir de momentos de autoconhecimento e de autoavaliação através da análise, partilha e reflexão dos seus sucessos, insucessos e ou aspetos menos conseguidos. Assim sendo, o trabalho colaborativo/interpares revela-se como um meio de melhorar e tornar mais eficaz o desenvolvimento pessoal e profissional dos docentes em geral e do professor de física e química em especial. É neste contexto que se propõe um projeto de formação centrado no agrupamento de escola, através da efetivação de uma oficina de formação sustentada na prática dos envolvidos e nos problemas reais do cenário do agrupamento, materializada através do trabalho em equipa, análise, partilha e reflexão. Há grandes expectativas, depois de auscultados os professores do grupo disciplinar de física e química, na realização desta formação e nos resultados que ela trará ao grupo de disciplinar e aos professores do agrupamento que nela participarem. Assim sendo, pretendemos reunir as condições conducentes à criação e sustentabilidade do desenvolvimento de uma cultura colaborativa/interpares e, desta forma promover o desenvolvimento pessoal e profissional do professor.