Percorrer por autor "Fernandes, Ana Maria"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Contributo para a concretização de um novo paradigma: a formação contínua como prática de uma pedagogia de supervisão(2013) Fernandes, Ana Maria; Amaral, Maria João Sampaio de Carvalho Borges Lobo do, orient.A dinâmica social exige da escola um serviço educativo com qualidade, que responda aos seus desafios e que se antecipe pró-ativamente na resposta às suas problemáticas. A prática da supervisão pedagógica vem trazer um valioso contributo para uma mudança de práticas, que permita que estas se transformem, constituindo-se numa mais-valia para os professores e por conseguinte, para os alunos, na concretização das suas aprendizagens. A formação contínua de professores, como modalidade de supervisão pedagógica, desenvolvida no contexto e na ação, pode contribuir para a concretização da escola reflexiva, construtora do seu próprio saber, de acordo com as suas necessidades e problemáticas. Este projeto pretendeu divulgar em vários agrupamentos de escolas, o conceito de supervisão pedagógica, usando sessões de formação e debate. Os resultados revelam que é possível mudar práticas, assim os professores estejam recetivos à mudança, construindo um novo paradigma de formação, uma nova cultura de práticas, em suma, uma nova pedagogia: uma pedagogia de supervisão. Para a concretização de uma pedagogia de supervisão torna-se necessário que as lideranças e os professores, em uníssono, não resistam à mudança e se permitam construir sinergias, potenciadoras de um serviço educativo de qualidade, no exercício de uma profissionalidade salutar.