Logo do repositório
  • English
  • Português
  • Entrar
    Novo utilizador? Clique aqui para se registar. Esqueceu a palavra-chave?
  • Comunidades & Coleções
  • Percorrer repositório
  1. Página inicial
  2. Percorrer por autor

Percorrer por autor "Ferreira, Ana Catarina de Castro"

A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
  • Item
    A qualidade da motivação dos alunos e o seu interesse/gozo nas aulas de educação física
    (2013) Ferreira, Ana Catarina de Castro; Veloso, Susana, orient.
    O presente estudo teve como objetivo investigar de que forma as variáveis da Motivação, segundo a Teoria da Autodeterminação, podem influenciar o Envolvimento Emocional dos alunos nas aulas de Educação Física (EF). A amostra do estudo foi constituída por 1378 alunos com uma média de 15 anos, dos quais 739 são alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico e 595 do Ensino Secundário. Do total da amostra, 654 foram rapazes e 724 raparigas. Para avaliar a motivação dos alunos para as aulas de EF foi utilizado o questionário “Locus de Causalidade” (PLOCQ) onde estão as diferentes formas de regulação possível – Motivação Intrínseca, Regulação Identificada, Regulação Introjetada, Regulação Externa e Amotivação – e para o Envolvimento Emocional foi utilizado o questionário “Envolvimento na Educação Física” (EEF). Os resultados mostram que há uma relação positiva entre o Envolvimento Emocional e a Motivação Intrínseca, as Regulações identificada e Introjetada, existindo uma relação negativa com a Regulação Externa e a Amotivação. Quanto maior for a motivação autónoma dos alunos (Motivação Intrínseca e Regulação Identificada), maior será o seu Envolvimento Emocional nas aulas. Pelo contrário, se a motivação for maioritariamente controlada (Regulação Externa e Amotivação) menos importância será dada à EF e, consequentemente menor o Envolvimento Emocional. Verificou-se ainda que o Envolvimento Emocional e a idade apresentam uma relação significativamente negativa com todos os tipos de motivação em análise. Comparando entre géneros concluiu-se que os rapazes apresentam uma maior Motivação Intrínseca, Regulação Introjetada e Amotivação do que as raparigas, sendo também eles quem mais se envolve emocionalmente nas aulas. Pode então concluir-se que o aumento do envolvimento emocional dos alunos nas aulas de EF aumentará a sua motivação intrínseca, que consequentemente proporcionará mais prazer e interesse nas aulas, possibilitando uma maior probabilidade de no ano seguinte, os alunos participarem mais ativamente nas aulas de EF.
Universidade Lusófona

Powered by DSpace Copyright © 2003-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contacte-nos